Supervisor e orientador: agentes de valor educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUPERVISOR E ORIENTADOR: AGENTES DE VALOR EDUCACIONAL




Michele Monteiro[1]


RESUMO


O presente trabalho foi desenvolvido com intuito de verificar o contexto histórico dos agentes educacionais: Supervisor e Orientador, abordando os aspectos predominantes no trabalho pedagógico, a educação contemporânea e o desenvolvimento dos agentes dentro da instituição escolar.Além disso, o enfoque bibliográfico de renomados autores contribuiu para análise do verdadeiro perfil destes profissionais e o valor que eles possuem dentro do trabalho pedagógico, pois esses elementos são a base e o esteio para elaboração de Projetos e Planos que norteiam todo o processo educativo. Nesta perspectiva, Supervisor e Orientador precisam trabalhar de forma mais orgânica, visto que aprópria escola é uma instituição que funciona como um organismo vivo, em que cada órgão tem sua função e se não está desempenhando de acordo com o que é esperado, todo o resto acaba sentindo-se mal. Portanto um trabalho integrado entre os membros gestores / professores / alunos / família, é fundamental para o bom funcionamento desse corpo que é a escola, além disso, esplendoroso para os agentes:supervisor e orientador difusores desse processo.


Palavras-chave: Supervisor, Orientador, educação, trabalho pedagógico, projetos, planos.




1 INTRODUÇÃO


A referida produção de conhecimento teve como objetivo analisar a trajetória histórica de formação dos profissionais da educação contemporânea, contribuindo para a nossa reflexão e incorporação de uma prática pedagógica em queesses agentes são predominantemente essenciais, tendo em vista sua importância no processo educacional. Essa reflexão promove a formação necessária para nosso desenvolvimento como futuros supervisores escolares e orientadores educacionais; bem como o desenvolvimento das funções do Pedagogo em exercer atividades no cargo de supervisor e do orientador de forma integrada, uma vez que este trabalho foifragmentado durante a revolução industrial na divisão do trabalho dos operários.


Mais do que em outros tempos, o trabalho coletivo e integrado entre a supervisão e a orientação se faz presente, pois, hoje, educando, família e educadores carecem de intermediários que possam elucidar as transformações pelas quais a sociedade como um todo vem passando. Todos parecem sentir que seuspapéis já não são mais os mesmos, aqueles que conhecíamos há décadas atrás e, realmente, não são. A sociedade vive numa crise de identidade em que muitos pais deixam para a escola o papel da educação básica de seus filhos, porém é necessário “ vir de berço”.


Portanto, o desafio que constatamos no desenvolvimento da pesquisa, nos indaga sobre os modos de se construir e desenvolver o convíviodemocrático na escola para que esta desempenhe a função social a que está destinada, juntamente com seus agentes difusores: supervisor e orientador educacional.







A HISTORICIDADE DAS DUAS FUNÇÕES EDUCACIONAIS: SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO.


-Supervisão Educacional
A primeira educação do Brasil foi com os Jesuítas, somente 49 anos depois que as atividades foramorientadas. Tendo como ideal a formação de um homem universal, nesta época, era privilegiados a memorização e o raciocínio, o ensino era mútuo, ou seja, duas funções, o pedagogo poderia abrir uma escola ou dar aulas, ou em uma função fiscalizadora, em que as normas se padronizavam numa rotina escolar.


Hoje, o supervisor desenvolve sua função em várias escolas, fazendo visitas e encaminhando aosórgãos competentes tudo sobre a necessidade do ambiente escolar, principalmente, sobre a questão do ensino-aprendizagem. No período republicano as escolas eram laicas, possuindo outras religiões, com isso, o ensino ganha uma humanização, em que o aluno e o homem têm todo um conhecimento respeitado, deixando a margem o tradicionalismo.


Com o evoluir e as conquistas, o ensino ganha...
tracking img