Bullying e seus e efeitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DA CIDADE DE SÃO PAULO
PSICOPEDAGOGIA








BULLYING E SEUS EFEITOS

ELIANE DA SILVA ALBUQUERQUE DE GOIS

















SÃO PAULO - SP
2011
Tema:

Bullying e seus efeitos.

Resumo:

O objetivo deste artigo é realizar uma análise crítica de um tipo de violência escolar que vem sendo estudado no Brasil nos últimos anos, denominado bullying,levando a refletir, de maneira sucinta sobre a alta prevalência da prática entre estudantes, e o papel do professor perante as agressões conscientizando-os da importância de sua atuação na prevenção, desenvolvimento de crianças e adolescentes, além da necessidade em orientar as famílias e a sociedade para o enfrentamento da forma mais freqüente de violência juvenil.

Palavras-chaves : Preconceito,Violência escolar, Afetividade.


I. Introdução

Este trabalho consiste em dar subsídios aos professores, pais e comunidade para conhecerem e obterem um conhecimento verdadeiro sobre essa agressão que prejudica não só a vida emocional como também a social das vítimas que são subjugadas por aqueles que detêm o poder de causar medo, depressão, angústia e uma série de outros fatoresnegativos em alunos que se sentem fracos diante de tal afrontamento.
A preocupação com a violência no ambiente escolar, segundo Sposito (2001), emergiu nos estudos acadêmicos brasileiros a partir da década de 1980, ou seja, parece que a preocupação com a barbárie e o compromisso com uma educação contra a violência são ainda muito recentes no Brasil - apenas 26 anos. Mas, de fato, a história da educaçãono Brasil, comparada com o Velho Mundo, é recente. Segundo Sposito (2001), o estudo da violência escolar parte da análise das depredações e danos aos prédios escolares e chega ao final da década de 1990 e início dos anos 2000 com o estudo das relações interpessoais agressivas, envolvendo alunos, professores e outros agentes da comunidade escolar. De acordo com Abramovay e Rua (2003), a violênciaescolar é um fenômeno antigo em todo o mundo e configura um "grave problema social", podendo ocorrer, conforme já classificado pela ciência e adotado pelo senso comum, como indisciplina, delinqüência, problemas de relação professor-aluno ou mesmo aluno-aluno, entre outros. Segundo Martins (2005), vários são os conceitos existentes que envolvem a violência na escola, além dos citados, tais comoconduta anti-social, distúrbio de conduta e bullying, conceitos estes decorrentes de estudos realizados em diversas partes do mundo, revelando-se uma das grandes preocupações das sociedades industrializadas.

Esse tipo de violência, que tem sido objeto de investigação em alguns estudos nacionais e divulgado cotidianamente pela mídia, é conceituado como um conjunto de comportamentos agressivos,físicos ou psicológicos, como chutar, empurrar, apelidar, discriminar e excluir, que ocorrem entre colegas sem motivação evidente, e repetidas vezes, sendo que um grupo de alunos ou um aluno com mais força, vitimiza outro que não consegue encontrar um modo eficiente para se defender culminando em diversas transformações doloridas para o oprimido. Muitos culpam o modo de vida do século XXI que trouxe àtona elementos que antes não eram tão percebidos ou tão evidenciados como na atualidade, no que se refere ao cotidiano escolar e a sociedade em geral, tais como: agressões entre docentes e discentes, violência dentro e fora do ambiente escolar, desigualdades sociais, pressões sociais, preconceito entre estudantes, entre outros. Desta forma, percebe-se que esses fatores influenciam e contribuem namudança da realidade escolar dos dias de hoje, em relação ao ambiente escolar visto no passado.

O bullying é um exemplo destas transformações, caracterizado como um
conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, adotado por um ou mais alunos contra outro(s), causando dor, angústia e sofrimento.
Insultos, intimidações, apelidos cruéis e constrangedores, gozações que
magoam...
tracking img