Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
















Experiência 1
Introdução às técnicas de laboratório













Nome: Bruno Cunha Dias

Turma: T1B

Nome do professor: Josane







BELO HORIZONTE
25 de Março de 2012
Sumário

Introdução.....……………………………………………………………..…….……3Objetivos.................................................................................................4
Procedimentos.........................................................................................5
Resultados e discussão........................................……………………………7
Conclusão................................................................................................9Bibliografia..............................................................................................10



Introdução


As praticas de química envolvem vários tipos de equipamentos. Cada equipamento oferece ao usuário uma determinada precisão e por isso é muito importante saber qual equipamento é o melhor a ser utilizado em uma determinada experiência. Esse tipo de aprendizado possibilita ao químico minimizar os erros e realizar as suas tarefas com umamaior taxa de sucesso.


Objetivos


Apresentação dos equipamentos e de suas funções e de técnicas para aumentar a taxa de precisão.
Procedimentos


• Medida da temperatura de ebulição da água


É necessário, para realizar o experimento, acender o bico de Bunsen. Portanto, deve-se então, colocar um fósforo aceso nas proximidades da saída do gás e simultaneamente abrir a válvula dogás com cuidado.
. Com a chama já acesa é necessário controlar a entrada de oxigênio, a fim de, obter uma chama, que tenha a propriedade que o experimento necessita (no caso é uma chama que ofereça uma maior quantidade de calor)
Para saber as propriedades de uma chama é necessário verificar a sua cor. As chamas telas são pouco luminosas e para produzi-las é necessário que haja excesso deoxigênio. Já as chamas amarelas oferecem uma menor quantidade de calor (devido à combustão ser incompleta), porém são muito luminosas e para produzi-las é necessário que haja uma baixa disponibilidade de oxigênio.
Após terminar o ajustamento da chama é feito o aquecimento do béquer com água em cima de um tripé
Ao perceber que a água atingiu o ponto de ebulição e o termômetro estabilizou suatemperatura, obtemos a temperatura de ebulição da água.


• Capacidade e desvios de aparelhos

A capacidade de cada equipamento foi informada no próprio recipiente. Já os seus respectivos desvios podem ser informados pelo fabricante do aparelho ou serem calculados como sendo a metade da sensibilidade do aparelho.

• Cálculo de desvio padrão de uma série de medidas (bureta)

Paraa realização dessa experiência, deve-se encher uma bureta com água, de forma que não haja bolhas de ar na água.
Em seguida deve-se zerar a bureta, ou seja, deixar o nível da água no marco zero.
Feito isso é necessário encher um tudo de ensaio utilizando a bureta e, em seguida, fazer a leitura de seu volume.
Após os procedimentos acima, esvazia-se o tubo de ensaio e coloca-se um poucode etanol dentro do mesmo (para facilitar sua secagem).
Em seguida, realiza, novamente, os procedimentos acima mais três vezes e com os valores obtidos, pode-se calcular o desvio padrão das medidas, o que permite expressar o valor da medida em notação com desvio (s).

• Determinação da densidade de um líquido

Para determinar a densidade de um líquido qualquer e necessário obter suamassa e seu volume (ρ = m/v). Dito isso:
Enumeram-se dois béqueres de 50 mL e determinam suas massas. Em seguida, adiciona-se, ao béquer nº 1, 10 mL de um líquido desconhecido (X), com o auxílio de uma pipeta graduada. Meça, novamente, a massa do béquer 1, para que se obtenha a massa da amostra.
No outro béquer (nº 2), adiciona-se 10 mL do mesmo líquido (X), porém sem o auxílio de...
tracking img