Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de Química

Vidrarias

1. Introdução
O mundo dos laboratórios não é tão simples quanto se imagina. A segurança é um assunto primordial dentro desses espaços. Todas as pessoas que estão usando esse local precisam tomar certos cuidados para que não aconteçam acidentes.
Alguns equipamentos são fundamentais para se manter a segurança nos laboratórios, e devem estar sempre aoalcance das pessoas caso aconteça algum percalço. São os equipamentos de proteção coletiva. Entre eles estão os protetores faciais, como máscara contra gases e óculos; lavador de olhos; placas e avisos; ventiladores e exaustores; capelas; caixa de primeiros socorros; extintores de incêndio e etc.
Existem três classes de fogo, e para cada classe, existe um extintor específico a ser usado:
- ClasseA: ocorrem em materiais de fácil combustão, como madeira, tecidos e papéis, e que deixam como resto as cinzas. Os extintores indicadps para essa classe é o de água pressurizada e o de espuma, e não devem ser usado sem equipamentos elétricos. Têm como principal função o resfriamento.
- Classe B: Ocorrem quando o fogo é gerado por líquidos inflamáveis, entre eles óleos, álcool, querosene e etc., eque não deixam cinzas. O extintor mais indicado é o de pó químico seco ou gás carbônico. Tem como função cessar o fogo por abafamento.
- Classe C: Ocorrem em equipamentos elétricos, entre eles fios, cabos, painéis elétricos e etc. O Extintor mais indicado é o de Gás Carbônico (CO2), que não é condutor de eletricidade e de temperatura baixa. Tem como função o abafamento também. O extintor de póquímico também pode ser usado.
Há também os equipamentos de proteção individual, que têm como finalidade proteger a pessoa de agentes agressivos dentro dos laboratórios. Entre esses equipamentos, estão os jalecos, luvas, calças, sapatos fechados (especialmente de couro), óculos de proteção, máscaras e etc. Também é necessário prender os cabelos longos.
Algumas medidas devem ser adotadas dentrodos laboratórios, e entre elas estão:
- Não fumar dentro do laboratório;
- Não levar comidas e bebidas para dentro do laboratório, e também não usar materiais de laboratório para tais finalidades;
- Não correr dentro do laboratório
- Não usar lentes de contato, pois podem causar lesões nos olhos por absorverem produtos químicos.
- Não colocar o material usado e as mãos na boca e nos olhosquando estiver manuseando produtos químicos;
- Não pipetar coisas com a boca, para evitar a ingestão de produtos químicos.
- Deve-se manusear substâncias tóxicas dentro da capela
- Deve-se manter as substâncias inflamáveis longe de qualquer fonte de calor
- Deve se verificar a voltagem dos equipamentos e das tomadas antes de liga-los.
- Em caso de emergências, é necessário ter os números bemvisíveis e acessíveis para serem acionados com rapidez. Os principais números são:
- Ambulância: 192; Bombeiros: 193, Números de hospitais e postos de saúde mais próximos

- Antes de começar qualquer trabalho dentro do laboratório, é necessário verificar se as vidrarias estão em perfeito estado, para evitar acidentes, como cortes na pele devido aos cacos de vidro ou vazamento de substânciasnocivas à pele, caso estejam quebradas. Ao final do trabalho, as vidrarias usadas durante os experimentos devem ser cuidadosamente lavadas. Esses equipamentos são indispensáveis nos laboratórios. Há vários tipos de vidrarias, e cada um tem a sua função. Precisam ser usados com bastante cuidado, pois podem quebrar e causar acidentes, como cortes na pele devido aos cacos de vidro, vazamento desubstâncias nocivas à pele, entre outros.


algum tipo de acidente. É preciso ter ciência do material a ser usado, dos riscos em seu uso e também ter o conhecimento dos equipamentos que deverão ser usados para o seu manuseamento, para assim evitar qualquer tipo de percalço.
Nos laboratórios, existem materiais que são usados pelos funcionários, professores e alunos com o objetivo de realizar...
tracking img