Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
John Dalton (1766-1844)
Nasceu a 6 de Setembro de 1766 em Eaglesfield.
Foi um cientista inglês que fez um extenso trabalho sobre a teoria atômica, dedicando a sua vida ao ensino e à pesquisa.
Foi um químico, meteorologista e físico inglês.
Dalton é mais conhecido pela famosa Lei de Dalton, a lei das pressões parciais e pelo daltonismo, o nome que se dá à incapacidade de distinguir as cores,assunto que ele estudou e mal de que sofria.
-------------------------------------------------
Ensinou Matemática, Física e Química, no New College em Manchester. Em 1825, recebeu a medalha da Sociedade Real pelo seu trabalho sobre a teoria atômica. Possuía grande pendor para o magistério e grande dedicação às ciências
John Dalton, no séc. XIX (a partir de 1803) retomou a ideia dos átomos comoconstituintes básicos da matéria. Para ele os átomos seriam partículas pequenas, indivisíveis e indestrutíveis. Essas partículas eram esferas de diferentes tipos em relação a quantidades de átomos conhecidos. A palavra átomo, de origem grega, significa exatamente indivisível, pois segundo Demócrito, a sua divisão era impossível. O modelo atômico que desenvolveu, representava o átomo como umapartícula maciça. Ficou então conhecido como o modelo da "Bola de bilhar", também chamado de modelo de Dalton.
Cada elemento químico seria constituído por um tipo de átomos iguais entre si. Quando combinados, os átomos dos vários elementos formariam compostos novos.
Assim, na sequência dos seus trabalhos, concluiu que:
• Os átomos que pertencem a elementos químicos diferentes, apresentam massasdiferentes, assim como propriedades químicas diferentes.
• Os compostos são associações de átomos de elementos químicos diferentes.
• As reações químicas podem ser explicadas com base no rearranjo dos átomos, de acordo com a lei de Lavoisier.
Modelo atômico de DaltonThomson, Joseph John (1856-1940).
Joseph John Thomson nasceu em Manchester em 18 de dezembro de 1856.

Estudou e se formou, no Trinity College, Cambridge, e se tornou membro dessa instituição pelo resto de suavida. Foi aí Professor de Física Experimental, de 1884 a 1918, tendo dado grande desenvolvimento ao laboratório Cavendish. Foi também Professor Honorário de Física da Royal Institution e membro da Royal Society em 1884 da qual foi presidente entre 1916 e 1920. 

Foi um cientista britânico e descobridor do elétron, isótopos, e inventor do espectrômetro de massa. Em 1906 ele foi premiado com o PrêmioNobel em reconhecimento dos grandes méritos de suas investigações teóricas e experimentais sobre a condução de eletricidade por gases.
O modelo atômico de Joseph John Thomson teve experimentos, por volta de 1897.
Após tal teste, Thomson sugeriu que os elétrons estariam mergulhados em uma massa homogênea, como ameixas em um pudim. Esta proposta é conhecida como, "Modelo Atômico de Thomson".
Omodelo de Thomson era conhecido como "modelo do pudim de passas" ou "Pudim de ameixas".Representação esquemática do modelo de Thomson


Ernest Rutherford (1871-1937)

 Ernest Rutherford nasceu em Nelson, Nova Zelândia, a 30 de Agosto de 1871.
Estudou matemática e física no Canterbury College, em Christchurch e com o auxílio de uma bolsa de estudo, ingressou em 1895 no...
tracking img