Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Eletrogravimetria
É um método correlato no qual a eletrólise é realizada por um tempo suficiente para assegurar a oxidação ou redução completa do analito a um produto de composição conhecida. O objetivo consiste em se determinar a quantidade de analito presente por meio da sua conversão eletrolítica a um produto que é pesado na forma de um depósito sobre um dos eletrodos.
Quando existe umacorrente líquida em uma célula eletroquímica, o potencial medido entre os dois eletrodos não corresponde mais simplesmente à diferença entre os dois potenciais de eletrodo, da maneira como calculado pela equação de Nernst. A queda IR e a polarização, devem ser considerados.Por causa desses fenômenos, potenciais superiores aos potenciais termodinâmicos são necessários para operar uma célulaeletrolítica. Em uma célula galvânica, a queda IR e a polarização resultam no desenvolvimento de potenciais menores que aqueles previstos.
O potencial aplicado - Ea
Para que a eletrólise ocorra de maneira rápida e prática, é necessário aplicar um potencial Ea maior que o Ed de acordo com a expressão derivada da lei de Ohm. Para gerar uma corrente de I ampères nessa célula, precisamos aplicar umpotencial que seja IR mais negativo que o potencial termodinâmico da célula, Ecélula _ Edireita – Eesquerda. Isto é,

O termo polarização refere-se ao desvio do potencial de eletrodo do valor previsto pela equação de Nernst sob a passagem de corrente. As células que apresentam comportamentos não-lineares sob correntes elevadas exibem polarização e o grau de polarização é dado por uma sobrevoltagem,ou sobrepotencial, (π). A polarização requer a aplicação de um potencial maior que o valor teórico para fornecer uma corrente de grandeza esperada. Então, para uma
célula eletrolítica afetada pela sobrevoltagem torna-se:

Eaplicado ꞊ Ecélula – IR –π

É um fenômeno de eletrodo que pode afetar um ou os dois eletrodos em uma célula, que pode ser dividido em:

* Polarização deconcentração que ocorre por causa da velocidade finita de transferência de massa da solução para a superfície do eletrodo. A transferência de elétrons entre uma espécie reativa em uma solução e um eletrodo pode ter lugar apenas na região de interface localizada imediatamente adjacente à superfície do eletrodo; essa região é apenas uma fração de um nanômetro em espessura e contém um número limitado de íons oumoléculas reativas. Para que exista uma corrente estável em uma célula, a região de interface precisa ser continuamente reabastecida com o reagente a partir do seio da solução. Ocorre quando as espécies reagentes não chegam à superfície do eletrodo ou quando as espécies produzidas não deixam a superfície do eletrodo de maneira suficientemente rápida para manter a corrente desejada. Reagentes sãotransportados para a superfície de um eletrodo por três mecanismos: (1) difusão, (2) migração e (3) convecção. Os produtos são removidos da superfície do eletrodo das mesmas maneiras.
Aplicação:
* Seus efeitos são indesejáveis e existem etapas destinadas à sua eliminação e em outras, ela é essencial ao método analítico e as condições são ajustadas para garantir sua ocorrência.

* Napolarização cinética, a grandeza da corrente é limitada pela velocidade de uma ou das duas reações do eletrodo. Para contrabalançar a polarização cinética, um potencial adicional, ou sobrevoltagem, é requerido para superar a energia de ativação da semi-reação grandeza dos efeitos de sobrevoltagem não pode ser prevista a partir da teoria atual e sim apenas estimada a partir de informações empíricascontidas na literatura. Assim como a queda IR, os efeitos da sobrevoltagem requerem a aplicação de voltagens superiores àquelas calculadas para operar uma célula eletrolítica a uma determinada corrente. A polarização cinética também faz que o potencial de uma célula galvânica seja menor que aquele calculado a partir da equação de Nernst e da queda IR.

Existem dois tipos gerais de métodos...
tracking img