Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Química Inorgânica Experimental

Experimento XII

Utilização do Fluoreto de Hidrogênio (gravação em vidro.
Obtenção e Propriedades do Iodo.

Realizado em 03 de dezembro de 2010

Professor: Hilton Rangel

Aluno: Francisco Flávio P. de Sousa
e-mail: chicofpsousa@hotmail.com
Código: LQ0921018-21

São Luis - MA
2010
1. OBJETIVOS

Utilizar o fluoreto de hidrogênio para fazermarcação em vidro;
E obter e verificar algumas propriedades do Iodo.

2. INTRODUÇÃO

O fluoreto de hidrogênio é um ácido forte, altamente corrosivo, solúvel em água. Muito perigoso para a vida humana: a contaminação pode ser inicialmente imperceptível e os sintomas aparecerem horas depois, devido à reação com o cálcio dos ossos. Contato com cerca de 10% do corpo pode ser fatal, mesmo com tratamentoimediato.
Produzido pela reação do mineral fluorita (fluoreto de cálcio) com ácido sulfúrico concentrado:
CaF2 + H2SO4 → 2HF + CaSO4
Essa reação resulta em uma mistura de vapores e o ácido fluorídrico é separado por destilação.
O ácido fluorídrico tem a capacidade de dissolver óxidos e, por isso, é usado para gravação em vidros (pois ataca materiais silicáticos), remoção de óxidos de silíciona indústria de semicondutores, remoção de impurezas de óxidos em ácidos inoxidáveis, etc. Também usado na produção de compostos de flúor, como teflon e gases refrigerantes. Flúor gasoso é produzido pela eletrólise do ácido fluorídrico com bifluoreto de potássio.
Por isso o HF só deve ser armazenado em plásticos, sendo usado especialmente o polietileno e o teflon, e em raros casos usandorecipientes metálicos (poucos metais são compativeis).

Iodo é um não metalque à temperatura ambiente encontra-se no estado sólido. É o menos reativo e o menos eletronegativo de todos os halogênios. É um oligoelemento, empregado principalmente na medicina, fotografia e como corante. Foi descoberto na França pelo químico Bernard Courtois em 1811 a partir de algas marinhas.
O iodo é um sólido negro elustroso, com leve brilho metálico, que sublima em condições normais formando um gás de coloração violeta e odor irritante. Igual aos demais halogênios forma um grande número de compostos com outros elementos e apresenta certas características metálicas. A falta de iodo causa retardamento nas proclatinas.
É pouco solúvel em água, porém dissolve-se facilmente em clorofórmio, CHCl3, em tetracloretode carbono, CCl4, ou em dissulfeto de carbono, CS2, produzindo soluções de coloração violeta. Em dissolução, na presença de amido dá uma coloração azul. Sua solubilidade em água aumenta se adicionarmos iodeto devido a formação do triodeto, I3-.
Pode apresentar vários estados de oxidação: -1, +1, +3, +5, +7. Uma das funções conhecidas do iodo é como parte integrante dos hormônios tireóideos. Aglândula tireóide fabrica os hormônios tiroxina e tri-iodotironina, que contém iodo. O déficit de iodo conduz ao Hipotiroidismo de que resultam o bócio e mixedema.
Também pode ser conhecido como desinfetante devido à sua fácil reatividade com elementos orgânicos proporcionada por sua alta eletronegatividade.
É o halogênio menos abundante, apresentando-se na crosta terrestre com uma concentraçãode 0,14 ppm, estando na água do mar numa abundância de 0,052 ppm.
Pode ser obtido a partir dos iodetos, Iˉ, presentes na água do mar e nas algas. Ou a partir dos iodatos, IO3ˉ existente nos nitratos de Chile, separando-os previamente destes.

IO3- + 5Iˉ + 6H+ → 3I2 + 3H2O

2Iˉ + Cl2 → I2 + 2Clˉ

3. MATERIAL E REAGENTES UTILIZADOS

3.1 MATERIAIS
Estilete;
Vidro;
Espátula;
Papel defiltro;
Parafina;
Pipetas;
Algodão;
Estante para tubos de ensaio;
Tubos de ensaio.


3.2 REAGENTES
H2SO4, concentrado;
Solução de HF, 30%;
C2H5OH;
CCl4;
Querosene;
Iodo;
K2Cr2O7;
KI;
MnO2;
KMnO4.

4. TÉCNICA EMPREGADA

4.1 Preparo da solução de HF, 30%:

Pureza do HF: 40%.

30 mL de HF ------------- 100 mL.

x.0,4 ------------------------ 5 mL.

x = 30.5 mL...
tracking img