Quimica - tabela periodica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUA ESCOLA/COLÉGIO

Trabalho de Química

Sua Cidade
2012
SEU NOME

Trabalho requerido pela profª
... , como forma de
complementação da nota da
matéria de Química

SUA CIDADE
2012
Oprimeiro passo para a criação da tabela periódica foi a descoberta de alguns elementos químicos (individualmente, primeiro um, depois o outro, e assim por diante). Sendo eles o Ouro (Au), Prata (Ag),Estanho (Sn), Cobre (Cu), Chumbo (Pb) e Mercúrio (Hg). Com o passar dos anos, a tecnologia e o conhecimento sobre a química sendo suas propriedades de elementos e compostos, foram evoluindo econsequentemente foram descobertos novos elementos químicos. Sendo assim os cientistas iniciaram a investigação de como reconhecer as propriedades e desenvolver esquemas de classificação ou seja desenvolveruma tabela periódica. A primeira classificação, foi a divisão dos elementos metais e não-metais.
A primeira tabela periódica foi criada por John Dalton no início do século XIX. Mas, muitas das massasatômicas adotadas por Dalton estavam longe dos valores atuais devido á muitos erros. Os erros foram corrigidos mais tarde por cientistas que, então, possuíam melhores e mais precisos métodos paraanálises e o desenvolvimento de tabelas dos elementos e suas massas atômicas centralizaram o estudo sistemático da química.
Mas, para a representação gráfica, era necessário inserir “símbolos”. Os daantiga alquimia eram muito confusos como: sóis, luas e símbolos astrológicos. Foi aí que Jöns Jacob Berzelius que, em 1814, criou o sistema que utilizamos até hoje. Este sistema ordena que escrevamos ainicial maiúscula do nome do elemento traduzido pro latim e, caso haja dois elementos com a mesma inicial, devemos adicionar uma segunda letra pertencente ao nome em minúsculo. É por causa disso que amaioria dos símbolos dos elementos são quase que em nosso idioma pelo fato de ser um idioma latino, porém nem sempre é assim como no caso do Sódio (Na) que em latim se escreve Natrium, Antimônio...
tracking img