Quimica- tabela periodica - grupo 13

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
INTRODUÇÃO 5
Os Elementos do grupo 13 6
Características dos Elementos 6
Boro 6
Alumínio 7
Gálio 13
Índio 15
Tálio 17
Ocorrência e Abundância 19
Obtenção e usos dos elementos 20
Obtenção do Boro 20
Aplicações do Boro 20

INTRODUÇÃO

O grupo 13 da tabela periódica é formado pelo não metal Boro (B), e pelos metais representativos Alumínio (Al), Gálio (Ga), Índio(In), e Tálio (Tl).
O Boro é um não-metal e sempre forma ligações covalentes. Normalmente forma três ligações covalentes com ângulos de 120``` entre si, utilizando orbitais híbridos sp². O Boro não possui nenhuma tendência de formar compostos monovalentes. Todos os compostos BX3’’’’ são deficientes em elétrons e podem receber mais um par de elétrons de um outro átomo, formando uma ligaçãocoordenada.
O Boro também forma diversos compostos nos quais os átomos se dispõem de forma a gerar uma estrutura semelhante a de um “cesto”aberto, bem como algumas estruturas em forma de poliedros fechados. Este pode conter outros átomos, tais como o carbono. As ligações multicentradas formadas nesse tipo de compostos são de grande interesse teórico.
Os elementos Al, Ga, In e Tl são metaismoderadamente reativos, e formam compostos trivalentes. Seus compostos se situam no limite entre aqueles com caráter iônico e covalente.

Os Elementos do grupo 13
Características dos Elementos

Boro

O boro é um elemento químico de símbolo B, número atômico 5 ( 5 prótons e 5 elétrons ) com massa atómica 11u. É um sólido na temperatura ambiente, classificado como não metal, trivalente que existeabundantemente no mineral bórax. Apresenta dois alótropos: boro amorfo que é um pó marrom e boro metálico, cristalino, que é negro. A forma metálica é dura (9,3 na escala de Mohs) e é um mau condutor à temperatura ambiente. Não foi encontrado boro livre na natureza. Fibras de boro são usadas em aplicações mecânicas especiais, como no âmbito aeroespacial. O boro foi identificado como elemento químico porJöns Jacob Berzelius em 1824.
O boro é um elemento que, na configuração eletrônica normal, apresenta na camada de valência orbitais p incompletos e vazios (2px1 - 2py0 - 2pz0); justificando a forte tendência de ganhar elétrons. Por isso, que seus compostos se comportam como ácidos de Lewis, reagindo rapidamente com substâncias ricas em elétrons.
O boro arde com chama verde e entre ascaracterísticas ópticas deste elemento, se incluí a transmissão de radiação infravermelha. Na temperatura ambiente sua condutividade elétrica é pequena, porém é bom condutor de eletricidade em temperaturas altas. Este metaloide tem a maior resistência à tração entre os elementos químicos conhecidos; o material fundido com arco tem uma resistência mecânica entre 1600 e 2400 MPa. O nitreto de boro é umisolante elétrico, porém conduz o calor tão bem quanto os metais. É empregado na obtenção de materiais tão duros quanto o diamante. O boro tem, também, qualidades lubrificantes similares ao grafite e, comporta-se como o carbono na capacidade de formar redes moleculares através de ligações covalentes estáveis. O composto de boro de maior importância econômica é o bórax, empregado em grandes quantidadespara a fabricação de fibras de vidro e perborato de sódio.
O Boro é usado em reatores nucleares com a função de materiais de controle, é usado para controlar e até mesmo finalizar a reação de fissão nuclear em cadeia, pois o Boro é um ótimo absorvente de Nêutrons. Outros usos:
* Fibras de boro são usadas em aplicações mecânicas especiais , como no âmbito aeroespacial. Alcançam resistênciasmecânicas de até 3600 MPa.
* O boro amorfo é usado em fogos de artifício devido a coloração verde que produz.
Alguns compostos de boro (do árabe buraq, e este do persa burah) são conhecidos há milhares de anos. No antigo Egito, a mumificação dependia do natron, um mineral que contém boratos e outros sais comuns. Na China, os cristais de bórax eram usados desde 300 a.C. e na Roma antiga...
tracking img