Estrelas de neutrons

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 1


As estrelas parecem ser eternas mas não são. Elas nascem, vivem e morrem. Até mesmo o Sol, que é uma estrela (e não das maiores), um dia também vai acabar. Um dia daqui a cinco bilhões de anos... Com telescópios poderosos e a ajuda de observatórios espaciais, os astrônomos conseguem ver as transformações das estrelas. E descobriram, entre outras coisas, que quando olhamos para océu, uma parte das estrelas que vemos já morreram há muito tempo. A sua distância de nós era tão grande que, quando a luz que emitiram chega até aqui, elas mesmas já nã existem.
Walter J.Maciel


1.O nascimento das Estrelas

Quando ouvimos falar em estrelas ,procurarmos imaginam como nascem esses pontos que brilham no céu á noite ? De que são formadas as estrelas ? E como nascem as estrelas?Bem segundo Kepler (2004) : Estrelas são gigantescos corpos formados de poeira e gás superaquecido, aglutinados pela atração gravitacional; elas nascem em imensas nuvens moleculares de gás e poeira que estão espalhadas pelo meio interestelar. São formadas essencialmente de H (hidrogênio,elemento mais abundante do Universo,derivado do processo de nucleossíntese primordial, responsável pelaformação de elementos leves nos instantes iniciais do Big Bang), mais de 80% - H2, forma molecular , cerca de 18% de He (hélio), e ainda 1% a 2% de elementos mais pesados .
A instabilidade gravitacional, que pode ser vista como o mecanismo contrário ao equilíbrio hidrostático, é o fenômeno responsável pela formação de uma estrela.
Nesse caso, a força gravitacional é maior que a pressão interna nanuvem, dando início a uma contração em direção ao centro podendo transformar-se num colapso generalizado das camadas externas em direção ao centro simultaneamente; a consequência é a formação de um caroço denso e quente, chamado de proto-estrela1. À medida que a contração evolui, as taxas de temperatura e pressão aumentam consideravelmente tornando possível, assim, o início da fusão do Hidrogênio,produzindo energia nuclear. Aí nasce uma estrela!
Mais todo esse processo levar anos para se formar.


1.1Formação Estelar

Veremos agora o processo de evolução estelar,desde a formação das estrelas até seus estágios finais de existência.
Como vimos as estrelas se formam dentro de concentrações relativamente densas de gás e poeira interestelar conhecidas como nuvens moleculares. São regiõesextremamente frias (temperatura da ordem de 10 a 20 k, próximas portanto do zero absoluto). A essas temperaturas,gases se tornam moleculares,ou seja,os átomos se agrupam para formar moléculas CO e H2 são moléculas mais comuns nas nuvens de gás interestelar. A baixa temperatura também favorece a aglomeração do gás a densidades mais altas. Quando a densidade atinge um valor limite,estrelas seformam.
A formação estelar inicia-se quando as regiões mais densas das nuvens moleculares colapsam sob a ação de sua própria gravidade .Tais regiões têm tipicamente uma massa de 104 massas solares na forma de gás e poeira .Essas regiões ,geralmente no centro da nuvem molecular ,são mais densas do que as partes mais externas,o que faz com que colapsem primeiro. Á medida em que colapsam,as regiõescentrais se fragmentam em pedaços,cada um com algo em torno de 0,1 parsec de extensão e contendo de 10 a 50 massas solares. Esses fragmentos então formam as protoestrelas.



[pic]



Figura 1.Formação estelar a partir de nuvens moleculares . Fonte: www.if.ufrgs.br/oei/stars ,acessado em : 09/06/2009.

Assim que o hidrogênio se exaure no núcleo ,a estrela vai evoluindo rapidamente saindo dasequência principal para seu estágio final,que dependendo de sua massa ,pode encaminhar-se para uma Gigante Vermelha ,uma Super gigante Vermelha,uma Anã Branca ,uma Estrela de Nêutron ou um Buraco Negro. Durante a existência da estrela a quantidade de hidrogênio diminui consideravelmente e quando o hélio alcança 12% de massa total ,suas propriedades fundamentais ,ou seja ,a composição...
tracking img