Fluxograma de uma usina de benzeno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Descrição do processo
Fluxograma de uma usina de extração refino de Benzeno Tolueno e Xileno
Histórico dos produtos
Nome produto: Benzeno, popular Benzol formula química C6H6, ponto de ebulição 80ºC.

O benzeno é líquido, inflamável, incolor e tem um aroma doce e agradável. Principais usos: Usado na produção de alcool anidro (como azeótropo), produção de detergentes,solventes e produção de várias substâncias químicas, tais como anilina e fenol. Já foi usado como combustível automotivo, na europa, misturado à gasolina.
Propriedades: O benzeno é insoluvel em água, mas é miscivel com todos os solventes orgânicos.

Nome produto:Tolueno, popular Toluol, formula química C7H8, ponto de ebulição 110,6ºC.

O tolueno está presenteem muitos produtos de uso doméstico e industrial e é o principal solvente envolvido no abuso de substâncias e na exposição ocupacional.

Nome produto: Xileno, popular Xilol, formula química C6H4, (CH3)2, C6H4, ponto de ebulição orto 144ºC, meta 139ºC e para 138ºC.
Observação: O termo xileno refere-se ao conjunto de compostos dimetil benzeno, onde a diferença é a posicão relativa dos radicaismetil. Esse conjunto de compostos também é conhecido como xilol. Os compostos são o orto-xileno, meta-xileno e para-xileno.
*
* o-xileno
* m-xileno
*
* p-xileno
O xileno é um dos top 30 substâncias químicas produzidas nos Estados Unidos em termos de volume. É usado principalmente como solvente (líquido que pode dissolver outras substâncias) na impressão, borracha ecouro. Junto com outros solventes, xileno é também amplamente utilizado como agente de limpeza, um diluente para tintas e vernizes em. O xileno é usado, em menor medida, como um material nas indústrias químicas, plásticos e indústrias de fibras sintéticas e como um ingrediente no revestimento de tecidos e papéis. Isômeros de xileno são usados no fabrico de certos polímeros (compostos químicos),como o plástico. O xileno é encontrada em pequenas quantidades de combustível de avião e gasolina.

Nome produto: òleo creosoto, mistura de vários componentes.
Usado principalmente para tratamento de madeira.
(Ivan)
No inicio do processo o gás de coqueria proveniente das baterias de fornos de coqueificação, após ter passado por resfriamento primário, secundário, precipitadores eletrostáticos,lavadores de amônia, o gás entra no lavador de BTX através da corrente C-1, neste equipamento o gás sofre um contato forçado com o óleo creosoto, através de anéis de louça que constituem o recheio do lavador, o óleo creosoto do tanque L1 que é bombeado pela bomba MB L1 está pobre em BTX, e entra pela corrente C-2 no topo do lavador, e saindo na base do lavador chegando ao tanque L2 pela correnteC-3, a seguir o óleo creosoto, que agora está rico em BTX é bombeado pela bomba MB L2, para chegar a usina de Benzol através da corrente C-4.
Quando chega na usina o creosoto está a temperatura ambiente e passa pelo trocador de calor TR A1 (casco tubo), trocando calor com o óleo que está voltando pobre em BTX, o mesmo passa para a temperatura em torno de 45ºC, saindo pela corrente C-5 e entrandono trocador de calor TR A3 (casco tubo) onde através do contato com o vapor o creosoto passa para a temperatura em torno de 150ºC, saindo pela corrente C-6 para entrar na coluna (de pratos) A, onde o óleo leve bruto vai fracionar-se do creosoto, saindo pelo topo da coluna através da corrente C-7 em seguida o óleo leve bruto é condensado e resfriado ao passar pelo trocador de calor TR A4, saindopela corrente C-8 entrando no tanque OB, o óleo leve bruto é bombeado pela bomba MB 2A pela corrente C-9, uma parte é direcionado para refluxo passando pelo rotâmetro R1, e através da corrente C-10 entra no topo da coluna ajudando na purificação do produto de topo, a outra parte do produto passa pelo rotâmetro R2 saindo pela corrente C-11, e passando pelo trocador TR B1 (casco tubo) o óleo leve...
tracking img