Trabalho de geografia sobre acidente nuclear no japao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Introduçao :

Esse trabalho visa apresentar o Acidente Nuclear no Japão e destacar algumas de suas causas , conseqüências , etc.

2- Acidente Nuclear no Japão :

o Japão teve queenfrentar uma crise em suas usinas nucleares que tiveram suas estruturas ameaças pelo forte terremoto. Situada no nordeste do Japão, Usina de Fukushima foi a mais vulnerável entra das demais usinas dosistema de produção de energia do pais.
Desde o dia 11, em virtude do terremoto e do tsunami ocorrido na região, a usina de Fukushima teve várias explosões gerando panes e desequilíbrios em seus reatores.As explosões elevaram o nível de radiação no ar que atingiu oito níveis a mais em comparação às condições normais ao redor do reator nuclear.

3- Área Japonesa:
O país está na região conhecidacomo Círculo de fogo do pacífico. A região, de cerca de 40 mil km de extensão, tem formato de ferradura e circunda a bacia do Pacífico, abrangendo toda a costa do continente americano, além de paísescomo Japão, Filipinas, Indonésia, Nova Zelândia.  Nessa área, é intensa a movimentação de tectônica devido à complexidade de placas envolvidas. O Círculo de Fogo do Pacífico é uma área formada pordiversas placas tectônicas, onde o choque entre suas extremidades é comum. É exatamente o tectonismo, a movimentação das placas tectônicas, que confere a região uma grande instabilidade. Esta é a área demaior atividade sísmica do mundo. Segundo dados, os sismógrafos captam algum tipo de abalo no Círculo de Fogo a cada cinco minutos. Somado a esse fator, mais da metade dos vulcões ativos no mundo,acima do nível do mar, estão localizados nesta área. Está ai o motivo da ocorrência freqüente de terremotos no Japão.

4- Escolha pela energia Nuclear:
Possivelmente o Japão decidiu usar essaenergia por causa de algumas vantagens bastante claras que se mostram prioritárias a favor da energia nuclear. Uma delas é o facto de não produzir a emissão de gases que contribuem para o aumento do...
tracking img