Quimica exp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:


A química é uma ciência experimental, e o resultado dos experimentos são determinados através da realização de medidas. Para que tais medidas sejam realizadas são necessários equipamentos adequados onde em sua maioria são vidrarias. Mas esses equipamentos por mais precisos que sejam sempre veem acompanhado de um determinado erro. Esse erro é normalmente devido ao materialdo equipamento utilizado, de como a marcação é feita no determinado equipamento e etc.
As vidrarias utilizadas em um laboratório de química para medida de volume dividem-se em graduadas e volumétricas. O erro absoluto dos equipamentos graduados é dado como a metade da menor divisão, já os instrumentos volumétricos têm seus erros fornecidos pelo fabricante (ou está descrito na própriavidraria).
As vidrarias mais utilizadas no laboratório de química são: Proveta, pipeta, balão volumétrico, bureta, béquer.
Esses dispositivos comuns usados em laboratórios são usados para medir e verter volumes de líquidos. A proveta e bureta são utilizados para verter volumes variados de líquido; a pipeta é usada para verter um volume específico de líquido. O balão volumétrico suporta umvolume específico de líquido quando cheio até a marca.
Os equipamentos volumétricos utilizados em uma análise quantitativa devem estar perfeitamente limpos antes de sua utilização, pois a presença de outras substâncias (substâncias gordurosas na sua maioria) nas suas paredes internas pode induzir a erros mudando o resultado final de uma dada análise.
Verifica-se o estado de limpeza deum aparato volumétrico, enchendo-o com água a observando seu escoamento. Se gotículas ou uma película não uniforme de água permanecer aderente as paredes internas do recipiente, o mesmo deve ser limpo.
Utilizam-se, geralmente, como soluções de limpeza solução de detergente a 1 – 2 % ou solução de etanolato de sódio ou potássio, e em seguida lava-se com bastante água da torneira, a porúltimo, água destilada.
O equipamento volumétrico é dado como limpo ao se verificar que a água destilada escorre uniformemente pelas paredes internas do recipiente.
Na secagem de um material volumétrico nunca aqueça-o fortemente, pois o equipamento pode perder sua aferição, pode-se aquecê-lo a baixas temperaturas, mas é preferível que o material fique de um dia para o outro secando emtemperatura ambiente. Quando se tem pouco tempo, pode-se secar o material volumétrico com álcool ou acetona.
Um químico deve sempre buscar a perfeição em suas medidas, não pode descuidar-se cometendo erros grosseiros, deve buscar incansavelmente o resultado exato sendo preciso ao máximo. Os termos precisão e exatidão são normalmente usados no exame de incertezas de valores de medidas.Precisão é uma medida do grau de aproximação entre os valores das medidas individuais, podemos usar o desvio de padrão para avaliar a precisão de um método. Exatidão indica o grau de aproximação entre as medidas individuais e o valor correto ou “verdadeiro”. No laboratório geralmente realizamos várias “tentativas” para um experimento, onde normalmente usamos o sistema de triplicata (repetir o experimentorealizado três vezes). Alcançamos confiança na exatidão de nossas medidas se chegamos aproximadamente ao mesmo valor em cada uma das vezes. Todavia as medidas precisas podem ser inexatas. Por exemplo, se uma balança muito precisa é calibrada de modo satisfatório, as massas que medimos serão constantemente altas ou baixas. Serão inexatas mesmo que sejam precisas.
Para entender determinadosaspectos da química é necessário propor e resolver problemas. A resolução de problemas, por sua vez, requer uma compreensão das operações matemáticas elementares utilizadas na manipulação de números. A partir de medidas realizadas em experimentos obtêm-se valores numéricos, entretanto números obtidos a partir de uma medida, contém um certo grau de incerteza, devido as limitações do instrumento...
tracking img