O ensino da arte no ensino fundamental: o desenvolvimento criativo das crianças

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DELCIMAR FRAGOSO PIMENTA - RA: 1084723
Curso: Pós-Graduação em Arte-Educação

O ENSINO DA ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: O DESENVOLVIMENTO CRIATIVO DAS CRIANÇAS

Orientador: Profº. Newton Gomes Ferreira

Centro Educacional Claretiano

PORTO VELHO
2012
O ENSINO DA ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: O DESENVOLVIMENTO CRIATIVO DAS CRIANÇAS

RESUMO

Este artigo tem como objetivo fazer umaanálise da arte focada para a formação do desenvolvimento criativo, senso crítico, afetivo do aluno, que nas escolas, ainda esta caminhando em passos lentos e muito fora do contexto de valorização. Na maioria das vezes os alunos não são incentivados a criar algo novo, o que é transmitido e observado nas escolas é a valorização das grandes obras de artistas renomados do passado e não o estimulo dodesenvolvimento da capacidade criadora e a sensibilidade que crianças da faixa etária de seis a doze anos possuem. A arte tem papel importante com o desenvolvimento criativo, a valorização, integração e sensibilização da criança no seu meio ambiente. Possui uma linguagem própria, transmitindo significados que não podem ser expressos por outra linguagem, evidenciando sua função na construção dasignificação e o desenvolvimento da capacidade semiótica, possibilitando a ampliação da compreensão e valorização da auto-confiança infantil. A formação e atuação do Arte-educador é fundamental na facilitação ao processo de aprendizagem, zelando pela condição de liberdade de expressão e sustentação da manifestação. Atitude essa, fundamental na preservação do espaço artístico infantil e importantíssima para odesenvolvimento criativo, cognitivo e expressão pessoal da criança.

Palavras-chave: Desenvolvimento criativo; Arte-educador; Criatividade.

INTRODUÇÃO

O Ensino Brasileiro no tange a educação está passando por transformação. A consolidação de um país democrático, as tecnologias e as mudanças na produção de bens de consumo, serviços e conhecimentos exigem que a escola possibilite aos alunosintegrarem-se ao mundo contemporâneo nas dimensões necessárias e fundamentais da cidadania, sendo pessoas mais criativas, sensíveis e criticas preparadas para a vida e para o mercado de trabalho.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, Arte tem um papel tão significativo no processo de ensino e aprendizagem quanto à áreas dos outros conhecimentos. A Arte é uma área que está relacionada comas demais áreas e tem suas especificidades.
A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e peloscolegas, pela natureza e nas diferentes culturas. (PCN, 1997, p. 15)
O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível. Isso quer dizer que criar e conhecer são indissociáveis e aflexibilidade é condição fundamental para aprender. (Ibidem, p. 19).

No artigo 26, parágrafo 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/96) ficou estabelecido que:
"O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica”, com o objetivo de “promover o desenvolvimento cultural dos alunos".
Profissionais de arte-educação e os demaisprofessores educacionais devem fazer um uso maior das linguagens artísticas (artes visuais, música, dança e teatro), pois, estas linguagens são cheias de sentidos e fazem uma imensa contribuição para a formação do individuo, elas fornecem para o aluno o desenvolvimento da capacidade de se relacionar, de sentir e de tomar decisões, pois, passam a assumir uma consciência critica com uma nova...
tracking img