Quimica da psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

SIGMUND FREUD (18561939) - MÉDICO VIENENSE. REVOLUCIONOU A CIÊNCIA PSICOLÓGICA AO CONTESTAR A EXPLICAÇÃO DOS FENÔMENOS PSÍQUICOS ORIGINÁRIOS DA CONSCIÊNCIA.
2

TEORIA PSICANALÍTICA
PARA FREUD, O FUNCIONAMENTO DO PSIQUISMO É UMA CONSEQUÊNCIA DE PROCESSOS CONSCIENTES, PRÉCONSCIENTES E INCONSCIENTES: PROCESSOS CONSCIENTES: SÃO LIGADOS AOS ASPECTOS NO MEIO E ESTÃO DEFINIDOS NA MENTE. PROCESSOSPRÉ-CONSCIENTES: SÃO OS PROCESSOS QUE EMBORA NÃO ESTEJAM LIGADOS DIRETAMENTE À CONSCIÊNCIA, PODEM SER EVOCADOS OCASIONALMENTE.
3





TEORIA PSICANALÍTICA


PROCESSOS INCONSCIENTES: SÃO OS PROCESSOS QUE NÃO TEM LIVRE ACESSO À CONSCIÊNCIA. ALGUNS ESTUDIOSOS AFIRMAM QUE OS CONTEÚDOS INCONSCIENTES ESTÃO A TODO MOMENTO INTERFERINDO NO COMPORTAMENTO E NO PENSAMENTO DO INDIVÍDUO.

4

SISTEMAS DAPERSONALIDADE

ALÉM DOS NÍVEIS MENTAIS, FREUD DESCREVEU TAMBÉM A ESTRUTURA DA PERSONALIDADE COMPOSTA POR 3 SISTEMAS.

5

SISTEMAS DA PERSONALIDADE
A PERSONALIDADE É COMPOSTA DE TRÊS GRANDES SISTEMAS: O ID, O EGO E O SUPEREGO. EMBORA CADA UM DESSES SISTEMAS TENHA SUAS PRÓPRIAS FUNÇÕES, PROPRIEDADES, COMPONENTES E MECANISMOS, ATUAM UM SOBRE O OUTRO TÃO ESTREITAMENTE QUE É DIFÍCIL, SENÃO IMPOSSÍVEL,DESTACAR SEUS EFEITOS E DETERMINAR A CONTRIBUIÇÃO DE CADA UM PARA O COMPORTAMENTO HUMANO.
6

SISTEMAS DA PERSONALIDADE
O COMPORTAMENTO É QUASE SEMPRE O RESULTADO DA INTERAÇÃO DESSES TRÊS SISTEMAS; RARAMENTE UM SISTEMA FUNCIONA ISOLADAMENTE.

7

SISTEMAS DA PERSONALIDADE
ID




É O SISTEMA ORIGINAL DA PERSONALIDADE A PARTIR DA QUAL O EGO E O SUPEREGO SE DIFERENCIAM. É O RESERVATÓRIO DA ENERGIAFÍSICA QUE PÕE EM FUNCIONAMENTO OS OUTROS SISTEMAS.  FREUD CHAMA O ID DE “A VERDADEIRA REALIDADE PSÍQUICA”, PORQUE ELE REPRESENTA O MUNDO INTERNO E NÃO TEM CONHECIMENTO DA REALIDADE OBJETIVA.
8

SISTEMAS DA PERSONALIDADE




QUANDO O NÍVEL DE TENSÃO DO ORGANISMO SE ELEVA – RESULTANTE DE UMA ESTIMULAÇÃO EXTERNA OU DE EXCITAÇÕES INTERNAS – O ID FUNCIONA DE MANEIRA A DESCARREGAR A TENSÃOIMEDIATAMENTE, FAZENDO O ORGANISMO RETORNAR A UM NÍVEL DE CONFORTO E DE BAIXA ENERGIA. ESSE PRINCÍPIO DA REDUÇÃO DA TENSÃO, PELO QUAL O ID OPERA, É DENOMINADO O PRINCÍPIO DO PRAZER.
9

SISTEMAS DA PERSONALIDADE
EGO






O EGO EXISTE PORQUE AS NECESSIDADES DO ORGANISMO REQUEREM TRANSAÇÕES APROPRIADAS COM O MUNDO DA REALIDADE. A PESSOA FAMINTA TEM QUE PROCURAR, ENCONTRAR E CONSUMIR ALIMENTO PARA QUE ATENSÃO DA FOME SEJA ELIMINADA. ISSO SIGNIFICA QUE ELA PRECISA APRENDER A DIFERENCIAR ENTRE A IMAGEM MENTAL DO ALIMENTO E A PERCEPÇÃO REAL QUE DELE SE TEM.
10

SISTEMAS DA PERSONALIDADE






O EGO TEM QUE PROCURAR INTEGRAR AS EXIGÊNCIAS, MUITAS VEZES ANTAGÔNICAS, DO ID, DO SUPEREGO E DO MEIO EXTERNO. ELE NÃO TEM EXISTÊNCIA À PARTE DO ID, NUNCA SE TORNA COMPLETAMENTE INDEPENDENTE DELE. SEU PAPELPRINCIPAL É O DE INTERMEDIÁRIO ENTRE AS EXIGÊNCIAS INSTINTIVAS DO ORGANISMO E AS CONDIÇÕES DO AMBIENTE.

11

SISTEMAS DA PERSONALIDADE
A DIFERENÇA BÁSICA ENTRE O ID E O EGO É:  ID – CONHECE SOMENTE A REALIDADE SUBJETIVA DA MENTE;


EGO – FAZ A DISTINÇÃO ENTRE AS COISAS DA MENTE E AS DO MUNDO EXTERIOR.
12

SISTEMAS DA PERSONALIDADE
SUPEREGO
É O REPRESENTANTE INTERNO DOS VALORES E IDEAISTRADICIONAIS DA SOCIEDADE, TRANSMITIDOS PELOS PAIS E REFORÇADOS PELO SISTEMA DE RECOMPENSAS E CASTIGOS IMPOSTOS À CRIANÇA.

13

SISTEMAS DA PERSONALIDADE


PARA OBTER RECOMPENSAS E EVITAR PUNIÇÕES, A CRIANÇA APRENDE A CONDUZIR-SE DE ACORDO COM AS NORMAS DITADAS PELOS PAIS. COM A FORMAÇÃO DO SUPEREGO O CONTROLE DOS PAIS É SUBSTITUÍDO PELO AUTOCONTROLE.
14



Estruturas da Personalidade
InstintoRealidade Externa

Juiz – Censor do Ego
15

MECANISMOS DE DEFESA
OS MECANISMOS DE DEFESA SÃO DIVERSOS TIPOS DE PROCESSOS PSÍQUICOS COM OBJETIVO DE AFASTAR UM EVENTO GERADOR DE ANGÚSTIA DA PERCEPÇÃO CONSCIENTE. SÃO FUNÇÕES DO EGO E SÃO INCONSCIENTES.
16

MECANISMOS DE DEFESA
ALGUNS MECANISMOS: REPRESSÃO: É O PRINCIPAL MECANISMO DE DEFESA DO QUAL DERIVAM OS OUTROS. IMPEDE QUE PENSAMENTOS DOLOROSOS OU...
tracking img