Quimica - carboidratos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alimentos ricos em Carboidratos
Da série Alimentos Ricos:
* Ricos em Ferro
* Ricos em Cálcio
* Ricos em Fibras
* Ricos em Magnésio
* Ricos em Zinco
* Ricos em Proteínas
* Ricos em potássio
O que são os Carboidratos?
Os  carboidratos  são responsáveis pelo fornecimento de energia ao organismo. Portanto, devem estar em maior quantidade na dieta ou plano alimentar. 50ou 60% das calorias consumidas por dia são proveniente deles. Os açucares são carboidratos simples. Amidos em batatas e cereais precisam ser quebrados antes de poderem ser absorvidos pelo corpo.
* Os carboidratos são uma fonte importante de energia na sua dieta.
* Procure comer mais alimentos com carboidratos e diminuir a gordura.
* Os carboidratos complexos (amidos e fibras) fazemvocê se sentir satisfeito.
Os alimentos ricos em carboidratos : arroz, trigo, milho, aveia, etc), os tubérculos (batatas,mandioca, mandioquinha, etc) e os açúcares (mel, frutose, etc)
Algumas imagens de alimentos ricos em carboidratos
- Aveia
Arroz –Branco
Batata-Baroa
Batata-Doce
Batata-Inglesa
Batatas -Fritas
Cara
Farinha de Mandioca
Inhame
Mandioca Cozida
Amido-de-MilhoArroz-Integral
Canjica
Cereal-Matinal
Farinha-de-Milho
Macarrão
Pão-Aveia
Pão-Francês
Trigo-Aveia-Cevada
Trigo
Quais os grupos de carboidratos
Eles são divididos em três grupos principais, sendo eles os monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Os dois primeiros são conhecidos como carboidratos simples, já os polissacarídeos são denominados carboidratos complexos.
Em geral, ogrupo dos carboidratos simples é formado pelos açúcares. Ao contrário do que muitos acreditam, ele não está presente somente em doces, mas também nas massas, arroz, etc.
No caso dos carboidratos complexos, estes são compostos em sua maior parte por fibras solúveis (podem ser dissolvidas em água) e insolúveis (não podem ser dissolvidas em água).
Função dos Carboidratos
De forma geral,os carboidratos desempenham um papel extremamente importante em nosso organismo, pois é através deles que nossas células obtêm energia para realizar suas funções metabólicas.
Dieta rica em carboidratos é fator de risco para catarata

A ingestão de carboidratos é um fator de risco modificável para a prevenção da catarata.
A ingestão de carboidratos em excesso pode levar a um risco aumentado de catarata. Aconclusão faz parte de um estudo – Dietary Carbohydrate in Relation to Cortical and Nuclear Lens Opacities in the Melbourne VisualImpairment Project – realizado pela Tufts University, publicado no jornal Investigative Ophthalmology and Visual Science.
O carboidrato é a fonte de energia mais importante do corpo humano. Evidências consideráveis ligadas ao metabolismo anormal da glicose já apontavampara o risco do desenvolvimento de diabetes e de catarata. A pesquisa americana buscou compreender como este processo se dá. Para isto, recrutou 3.271 participantes, com mais 40 anos, e os monitorou entre 1992 e 1994. Foram realizados exames oftalmológicos e o mapeamento de possíveis fatores de risco para a catarata.
Cinco anos mais tarde, todos os participantes foram convidados a retornar aoslocais de teste para exames de acompanhamento. Os exames envolveram o mesmo protocolo utilizado na primeira fase, além de um questionário sobre dados alimentares.
Contando os carboidratos da dieta
Após a segunda fase do estudo, os pesquisadores encontraram o diagnóstico de 197 casos de catarata cortical pura, 366 casos de catarata nuclear pura, e 2.385 olhos, sem qualquer tipo de catarata.Considerando as informações dietéticas do questionário respondido pelos participantes, os pesquisadores estabeleceram uma conexão entre o desenvolvimento da catarata cortical e o consumo de carboidratos. “A exposição prolongada ao excesso de glicose pode resultar em oxidação, cross-linking, agregação e precipitação das proteínas do cristalino, que modificado, leva ao aparecimento da catarata”,...
tracking img