Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Y Resumo da obra:
O livro Linguagem e Ideologia, faz uma reflexão que pretende determinar a lugar da linguagem e da ideologia, mostrando também a conexão existente entre os fatores linguísticos e a formação ideológica.
Fiorin dá uma explicação do que é linguagem, mostrando que, apesar de ser veiculo das ideologias, medição entre o homem e a natureza, os homens e os outros, ela não éconsiderada uma instituição social igual às outras. Além disso, a linguagem é dividida em sistema virtual, discurso e fala.
Enfim, para o autor, a linguagem é acima de qualquer coisa, expressão de vida real. Ela se mostra de maneira plena, através da semântica do discurso e apesar do discurso não ser reflexo de relações sociais, podendo alterar um discurso.

PALAVRAS CHAVE: LINGUAGEM, IDEOLOGIA,DISCURSO, FALA REFELXÃO.

Capitulo I
Introdução
Refletir sobre a questão das relações entre linguagem e ideologia não é também dizer que a linguagem é instrumento de poder, e que os segmentos sociais dominantes tentam ridicularizar a palavra dos dominados, isso é velhíssimo. Jacito, historiador, romano, nos Anais (I, 16-17), ao narrar a revolta das regiões panonicas que reivindicavam melhorias emsuas condições de vida, diz eles eram dirigidos por um certo perônio, que tinha sido chefe de uma claque teatral e que, por isso , passaria uma língua insolente e uma certa habilidade em dirigir multidões. (Pág. 7)

Parecer: Além da língua e da fala, levanta-se um terceiro aprendizado.

Capitulo II
Marx e Engels dão as primeiras dicas
Baseando-se nas ideias de Marx e Engels o linguista defendeque a linguagem não é autônoma, pois carrega em si uma linguagem que é a formação do individuo, a cultura e o aprendizado.
Sendo assim: “As duas dicas parecem, a primeira vista, contraditórias, pois a primeira mostra que a linguagem é determinada pelas condições sociais; enquanto a segunda revela que a linguagem goza de autonomia em relação às formações sociais. Aqui começa nosso problema”. (pág.08)
Parecer: A linguagem é complexa, pois é social, individual, física, fisiológica e psíquica.

Capítulo III
As primeiras distinções
“Os discursos são as combinações de elementos lingüísticos ‘frases ou conjuntos constituídos de muitas frases’, usadas pelos falantes com o propósito de exprimir seus pensamentos, de falar do mundo exterior ou de seu mundo interior, de agir sobre o mundo.(A fala é a exteriorização psico-físico-fisiológica do discurso. Ela é rigorosamente individual, pois é sempre um eu quem toma a palavra e realiza o ato de exteriorizar o discurso”. (pág. 11)
Parecer: Desince é o exterior da ideologia.

Capítulo IV
Quem determina o quê?
“Pode ser que o surgimento de uma categoria,como o gênero, a distinção nome e verbo etc. Seja determinado por fatoressociais. Comprovar uma hipótese dessa natureza a respeito de uma categoria particular, no entanto, é extremamente difícil, pois as categorias presentes nas línguas modernas são heranças das línguas de que provieram(...). A história do sistema passa a ser uma história relativamente autônoma em relação às formações sociais em que ele está presente. Passa ela a ser uma historia do próprio sistema”.(pág. 151)
Parecer: Extrair discurso lingüístico.

Capítulo V
Discurso: Autonomia e Determinação
“A semântica discursiva abarca os conteúdos que são investidos nos moldes sintáticos abstratos. Por exemplo, o mecanismo abstrato do discurso direto, em que o narrador delega a palavra a uma personagem para que ela fale, é sintático. A personagem a quem se delega a voz, o que ela diz etc.pertencem à semântica”. (pág. 18)
Parecer: Liberdade e autencidade do pensamento.
Capítulo VI
Variabilidade na invariabilidade
“Cada um dos níveis não tem apenas uma semântica, tem também uma sintaxe própria. Não interessa, porém, neste trabalho, expor todos os elementos da sintaxe do nível profundo e do nível superficial, pois estamos fazendo todas essas distinções com a finalidade de...
tracking img