quilombo de canoas

Páginas: 9 (2207 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014




INTRODUÇÃO



O Quilombo, localizado no bairro Marechal Rondon, remete ao quilombo de Manoel Barbosa, em Gravataí, a fundadora do local, Rosa Barbosa de Jesus, era uma das 12 filhas de Manoel Barbosa e Maria Luiza Paim de Andrade, ela se casou com João Maria Genelicio de Jesus e os dois mudaram para aonde atualmente é o Chácara das Rosas.Uma comunidade que foi esquecida por décadase marginalizada pelas autoridades municipais, essa é uma comunidade forte, com muita garra e teimosia, a luta pelas residências começou em 2004 e deixou de ser um sonho em apenas 2009, quando as terras do quilombo foi regularizadas e os quilombolas receberam sua titulação urbana, a primeira da historia do pais, a mudança inseriu a comunidade no plano da cidade permitiu o acesso a politicassociais, a exemplo do programa minha casa minha vida Para o prefeito Jairo Jorge, a existência do quilombo é motivo de orgulho para canoas e o projeto, um gesto de reparação histórica, a dignidade e a cidadania vão se materializar com esse projeto, que vai servir de exemplo para muitos quilombos; O governo do Estado lança estratégia de saúde para família quilombola, dando atenção a saúde da populaçãonegra de comunidades remanescentes do quilombo (ESFQ)Estratégia de saúde da família quilombola.








ORIGEM DO QUILOMBO CHÁCARA DAS ROSAS

A Origem do quilombo Chácara das Rosas, no bairro Marechal Rondon, em canoas na região metropolitana de Porto Alegre (RS), remete o quilombo de Manoel Barbosa e Maria Luzia Paim de Andrade. Ela casou com João Maria Genelicio de Jesus e os dois semudaram para aonde atualmente é o Chácara das Rosas.
O Chácara das Rosas foi o primeiro quilombo urbano a ser totalmente titulado, fato que ocorreu em 20 de novembro de 2009.
A presidente da Associação Isabel Cristina Genelicio, acredita que este é um primeiro passo para resgatar a cultura e historia do movimento e manter a luta pela resistência.
O mais importante a gente já conseguiu que foi oterritório. O território é importante para nos porque é aonde é desenvolve toda a questão social e estrutural da comunidade que, há muitos anos, lutou pela igualdade, e ainda luta pela igualdade, pelo espaço , pelos seus direitos.
A luta da comunidade não foi em vão um acordo com a prefeitura de Canoas vai possibilitar a reforma das moradias do quilombo. Além disso, outras conquistas como luz esaneamento básico já foram entregues a comunidade, um morador ainda salienta o atendimento a saúde como uma das conquistas.













ENTREVISTA COM A PRESIDENTE DA COMUNIDADE, CORDENADORA GERAL

ISABEL CRISTINA GENELICIO

Politica de Saúde na Comunidade


A Comunidade e integrada por 86 moradores, todos descentes de quilombos.
Atendimento médico na comunidade funciona comuma unidade móvel, que efetua o atendimento uma vez no mês, juntamente em conjunto com o Cras
No atendimento funciona as seguintes especialidades:
- Clinico geral
- Dentista
Para demais atendimentos, como gestantes, são encaminhadas pelo atendimento móvel para postos e ¨UPA¨
Postos ( Praça do Avião – Santa Isabel – Coronel Vicente )

Em relação a saúde dentro da comunidade, vem melhorando apartir de 2009, principalmente para especialidades como saúde mental e dependentes químicos.

Dentro da Comunidade existe um desejo em conjunto que é do projeto de esporte e lazer, para ajudar na questão da saúde das crianças e idosos juntamente com um projeto nutricional, pois a um índice de anemia alto pela má alimentação.








FOTOS DO QUILOMBO CHÁCARA DAS ROSASPresidente da comunidade do quilombo chácara das rosas Isabel Cristina Genelicio







Comunidade ( Casas do projeto minha casa minha vida )





















POLITICA DE SAÚDE NO QUILOMBO DE CANOAS
CHÁCARA DAS ROSAS

A partir da entrevista feita com a presidente da comunidade do quilombo chácara das rosas ( Isabel Cristina Genelicio ), continuamos no mesmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a canoa
  • Canoa
  • quilombos
  • Quilombo
  • Quilombos
  • QUILOMBO
  • Quilombos
  • Quilombos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!