Questonario de geografia e historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
questionario de geografia e histora 1
rgunta 1


“O ensino de história possui objetivos específicos, sendo um dos mais relevantes o que se relaciona à constituição da noção de identidade. Assim, é primordial que o ensino de história estabeleça relações entre identidades individuais, sociais e coletivas, entre as quais se constituem como nacionais.” (PCNEF vol. 5.1, p. 26) Isso significa que:Resposta
a.
O ensino de história deve garantir a princípio a formação de identidades particulares, para que possa paulatinamente, chegar à noção de identidade nacional.
b.
O professor deve conceituar e explicar a importância da identidade, para que o aluno possa ter um caráter e uma conduta de acordo com os princípios da convivência social.
c.
O ensino de história devegarantir, primeiramente, a noção de identidade nacional, e posteriormente se ater às individualidades particulares.
d.
A noção de identidade deve ser trabalhada nas múltiplas relações que possam ser estabelecidas no tempo e no espaço, para que o educando possa se tornar agente histórico.
e.
O ensino de história exige o conhecimento da humanidade em todos os tempos, para que o aluno estabeleçarelações com a atualidade.


0,5 pontos
Pergunta 2



Indagando-se sobre o papel e o objetivo do conhecimento histórico, alguns autores afirmam que: “é para fazer com que o aluno produza uma reflexão de natureza histórica; para que pratique um exercício de reflexão que o encaminhe para outras reflexões, de natureza semelhante, em sua vida e não necessariamente só na escola (...)”Segundo o texto acima, pode-se inferir:

O conhecimento histórico, assimilado pelo aluno durante os anos de escolarização, permite uma análise crítica sobre a realidade que o cerca.
II) O conhecimento histórico, assimilado pelo aluno durante os anos de escolarização, não permite uma análise crítica sobre a realidade que o cerca, pois a história trata do passado, do acontecido e não o ajuda arefletir sobre o presente.

III) A reflexão de natureza histórica em nada se assemelha aos problemas e dificuldades que o aluno enfrentará em sua vida.

IV) O conhecimento histórico e a reflexão crítica são elementos indispensáveis no ensino de história, mas o aluno do Ensino Fundamental não possui pré-requisitos para exercitá-lo na escola, apenas quando completar sua escolarização.

Assinalea alternativa correta:


Resposta
a.
I e II.
b.
II e III.
c.
I.
d.
IV.
e.


I e IV.


0,5 pontos
Pergunta 3


O ensino de história participa na formação global do educando, desenvolvendo determinadas habilidades que lhe são específicas. Essas habilidades e aprendizagens ocorrem por meio de diferentes fontes de estudo, portanto, a aula de história nãoprecisa restringir-se ao livro didático. Cabe ao professor buscar fontes alternativas de ensino para motivar as aulas e proporcionar às crianças o contato com uma série de objetos como:

Resposta
a.
Revistas em quadrinhos.

b.
Jornais e revistas.

c.
Programas de TV e de rádio.

d.
Música e poesia.

e.


Todas as alternativas anteriores estão corretas.0,5 pontos
Pergunta 4


A abordagem dos conteúdos insere-se numa perspectiva de questionamentos da realidade, organizada no presente, desdobrando-se em conteúdos históricos, que envolvem explicitações e interpretações das ações de diferentes sujeitos, da seleção e organização de fatos e da localização de informações no tempo histórico. As explicações para os acontecimentos implicam, por suavez, a exposição dos conflitos, das contradições e da diversidade de possibilidade de compreensão dessa realidade. Nesse sentido, é importante que o professor:

I) Crie situações rotineiras, nas suas aulas, de atitudes questionadoras diante dos acontecimentos e das ações dos sujeitos históricos.

II) Crie condições para que os alunos possam estabelecer relações (de contradição ou identidade)...
tracking img