Questoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Impacto
Trabalho de Matemática – Ensino Médio
Educação de Jovens e adultos –EJA
Modalidade à distância














Trabalho de Sociologia



























Gama, 2013

Colégio Impacto
Trabalho de Matemática – Ensino Médio
Educação de Jovens e adultos –EJA
Modalidade à distânciaTrabalho de Sociologia



























Gama, 2013

Índice



Introdução____________________________________________04

Política Internacional___________________________________05

Direito Internacional____________________________________05 e 06Estado e Poder _________________________________________07

Eficácia do Direito Internacional __________________________07

Balança de Poder e Direito Internacional____________________08 e 09

Conclusão ______________________________________________10

Bibliografia______________________________________________11Introdução


Contudo, se a legitimidade do recurso à força bélica, efetivada por parte dos Estados nacionais, é o cerne da teoria das relações internacionais, não podemos conceber o sistema internacional como um campo no qual prevalecem a anarquia geral e a guerra total, pois sabemos que os Estadosfirmam acordos, sempre objetivando regular
os conflitos de interesse entre as partes.
Assim, o Direito internacional é o instrumento jurídico que regulamenta, por meio do consenso entre os Estados nacionais, os limites do uso da força armada.
O trabalho fala mais sobre O Direito Internacional, A Guerra e dessa forma, o estudo do poder internacional diz respeito não somente à capacidade defazer a guerra, mas também à capacidade de impor uma vontade dentro de certo contexto político e econômico.




















Política Internacional

A política internacional tem como objeto acontecimentos e processos políticos que ocorrem além das fronteiras dos Estados nacionais.
Como na política interna, a políticainternacional tratará de temas como segurança, economia e relações diplomáticas.
O sociólogo francês Raymond Aron foi o pioneiro na formulação de uma teoria sobre as relações internacionais, focada no fenômeno da guerra entre os países.
Aron delimitou o campo das relações internacionais - sua originalidade e singularidade entre os vários domínios sociais -, diferenciando as relações entre ascoletividades politicamente organizadas (os Estados nacionais) de todas as outras relações presentes na vida social.
Segundo Aron, a soberania se configura, no plano interno do Estado nacional, mediante a capacidade do governo de - ao dispor do monopólio estatal da produção e da aplicação do Direito - manter a lei e a ordem social.
Por outro lado, quando observamos o plano das relaçõesentre os Estados nacionais, o que se nota é a ausência de uma instância (instituição ou organização multinacional) que detenha o monopólio da violência legítima.


Direito Internacional

O Direito Internacional, como existe hoje, começou a surgir logo após os Tratados de Vestfália, em 1648, ao contrário do Direito Interno, que existe desde asprimeiras civilizações. A expansão do Direito Internacional tem sido paralelo ao processo de consolidação dos Estados-nação, uma vez que o primeiro depende do último para existir. No apogeu da criação de normas internacionais, nos séculos XIX e XX, houve o desenvolvimento de regras capazes de abranger uma gama variada de relações, com grande riqueza de detalhes. Nesse mesmo período, houve a criação...
tracking img