Questoes avaliativas empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1194 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 29 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões avaliativas de Empreendedorismo

Curso: Administração Período Letivo: 2011/1
Semestre: 1º Turno
Disciplina: Empreendedorismo.
Professor EAD: Ademir Cavalheiro Leite.
Autor do Desafio: Matheus Jensem Ribeiro.

Objetivos específicos deaprendizagem:
- Favorecer a aprendizagem;
- Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz;
- Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo;
- Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado;
- Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem;
- Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes
Curriculares Nacionaisdos Cursos de Graduação;
- Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à
profissão;
- Direcionar o estudante para a emancipação intelectual

1 – (0,19) A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henry Fayol, no início do século XX. Chamada de abordagem clássica, ela definiu que as funções administrativas, ao se gerir uma empresa, são: planejar,organizar, dirigir e controlar. Esse ciclo, que foi batizado, mais tarde,de PDCA, por Deming, demonstra que toda ação administrativa se inicia com o seu planejamento, passa pela organização dos recursos, sua execução propriamente dita e se encerra com o controle dos resultados para que se possa promover alguma ação corretiva no planejamento, caso necessário. Discuta e identifique com os colegasalguma ação administrativa na qual essa abordagem tenha sido ou poderia ser utilizada. Descreva a ação.
Resposta: Toda ação administrativa deve ser iniciada com um bom planejamento, ter em mente uma idéia, ou seja, saber o que realmente quer e quais são seus objetivos e expectativas em relação ao produto lançado no mercado.
Organizando-se, buscando um lugar apropriado para o armazenamento e vendado produto, selecionar funcionários capacitados para trabalhar a área em que quer investir e colocar o produto em cena com uma boa propaganda buscando evidenciar as vantagens que o cliente terá com a compra do produto.
Na execução, distribuir as tarefas para cada funcionário de modo que se tenha o melhor aproveitamento na realização das atividades, visando atingir boas vendas. E por fim,controlar saídas de vendas e entradas de lucros, e se for preciso, corrigir erros executado no planejamento.
2 – (0,19) Existe certa confusão entre os termos “empreendedor” e “empresário”. Diz-se que um empresário pode ser empreendedor, mas que um empreendedor nem sempre é um empresário. Você concorda ou discorda dessa afirmativa? Argumente dando suporte à sua resposta.
Resposta: Empresário, via deregras, possuem alguma ou varias das características empreendedora mencionada na literatura. Não fosse isso, não se arriscariam com a possibilidade de fracasso no entanto, existem casos de pessoas que não tem esse (tino), mas que desenvolve em função de boas de boas oportunidades que lhe caem as mãos. Por outro lado, as atitudes empreendedoras não é necessariamente ligadas ao fato de a pessoa ser umempresário. Seja em casa, no estudo, no trabalho, nem como funcionário qualquer pessoa pode demonstrar iniciativa e se colocar sempre a disposição para enfrentar desafio de aprender mais.

3 – (0,19) Estudiosos têm mostrado que os principais fatores que condicionam a conquista do sucesso da organização estão mais fora do que dentro dela. Discuta essa afirmação em grupo e responda se o grupoconcorda, ou não, justificando a resposta.
Resposta: O ambiente externo deve orientar o planejamento para o processo de tomada de decisão adequada, conforme as necessidades e expectativas da organização.Em outras palavras, é ele que indica as prováveis oportunidades que a empresa pode aproveitar para alavancar seu crescimento. Por outro lado, se a organização não estiver preparada (inteiramente)...
tracking img