Questionario lei do inquilinato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) “TODA LOCAÇÃO DE IMÓVEL URBANO PRESSUPÕE A EXISTÊNCIA DE UM CONTRATO”.
a) A afirmação acima é verdadeira ou falsa? Justifique.
Verdadeira. Uma vez que existe o vínculo jurídico pode-se pressupora existência de um contrato, ainda que verbal, se assim não fosse, seria uma invasão.
b) O que se entende por contrato?
Entende-se por contrato o acordo de vontades entre duas ou mais pessoas, como objetivo de criar, garantir, transferir, modificar, extinguir ou declarar direitos e obrigações para si ou terceiros.
2) Considerando a ementa da Lei nº 8.245/91, explique em até 5 (cinco) linhasqual é seu significado?
A ementa da Lei do Inquilinato (8.245/91 )indica que ela rege a relação entre locador e locatário de imóveis não rurais, traz as regras que estabelecem os deveres e direitosentre o proprietário do imóvel e de quem o alugou.
3) Com base no índice sistemático da Lei nº 8.245/91, indique:
a) Quais as espécies de locação de imóveis urbanos e sua diferenciação. Indique osdispositivos legais.
Locação Residencial (arts. 46 e 47), locação para temporada (arts. 48 até 50) e locação não-residencial (arts. 51 até 57).
b) Quais as espécies de garantias locatícias, indique osdispositivos legais.
As espécies de garantias locatícias são: caução (art.37, I), fiança (art.37, II), seguro de fiança locatícia (art.37, III), cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento(art.37, IV).
4) Quais são os procedimentos previstos na Lei, indique os dispositivos legais.
Os procedimentos previstos na Lei 8245/91 são: ações de despejo (arts.59 a 66), ação de consignação dealuguel e acessórios da locação (art.67), ação revisional de aluguel (arts.68 a 70) e ação renovatória(arts.71 a 75).
ESTUDO DE CASO. (ATÉ 5,00 PONTOS);
Dagoberto deu em locação um imóvelresidencial localizado nesta comarca à Mulher Estrela. O contrato de locação não foi assinado pelas partes. Mulher Estrela vem pagamento os aluguéis, todavia não paga o Imposto sobre a Propriedade Predial...
tracking img