Questionario ii teorias do texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pergunta 1 .0,3 em 0,3 pontos

Complete as lacunas do trecho do livro “Análise da conversação” (1986), de Marcuschi, de acordo com as suas categorias teóricas. Depois, marque a alternativa correta:

“A ......................... é a primeira das formas de interação a que estamos expostos e provavelmente a única da qual nunca abdicamos pela vida afora [...]. ........................., aqui,trata das formas de interação ......................... de nossa sociedade, apesar de alguns estudiosos da área considerarem apenas as interações ......................... face a face em que há ‘simetria de direitos e espontaneidade na realização do evento’.”

Resposta
Resposta Selecionada: c. Conversação, conversação, verbal, verbais.

Resposta Correta: c. Conversação, conversação,verbal, verbais.

Feedback da resposta: Comentário: A conversação é oral e implica a interação face a face. Na verdade é a primeira linguagem que aprendemos desde criança e somente depois de alguns anos aprendemos a escrita.


. Pergunta 2 .0,3 em 0,3 pontos

Considerando os exemplo de coesão na conversação, veja o trecho abaixo:

“... ele já ia à escola da manhã que eu comeceiquando eu comecei trabalhar... comecei a trabalhar há dois anos... e quer dizer então... ele já ia à escola de manhã”.


É um exemplo de:

Resposta
Resposta Selecionada: a. Coesão referencial (autorrepetição).

Resposta Correta: a. Coesão referencial (autorrepetição).

Feedback da resposta: Comentário: As referências são repetidas várias vezes na sequência do texto.


.Pergunta 3 .0,3 em 0,3 pontos

Leia as seguintes afirmações:

I) “O conjunto de relevâncias em foco em dado momento vai, paulatinamente, cedendo lugar a outros conjuntos de relevâncias, ligadas a aspectos antes marginais do tópico em desenvolvimento ou a novos conjuntos que vão sendo introduzidos a partir dos já existentes.” (DIONÍSIO, A. P. Análise da conversação. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A.C. (Orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 6ª ed. São Paulo: Cortez, vol. 2, 2005, p. 72)


II) Estudo dedicado exclusivamente ao texto oral, natural e presencial, produzido em situações espontâneas.

III) “Conversação, aqui, trata das formas de interação verbal de nossa sociedade, apesar de alguns estudiosos da área considerarem apenas as interações verbais face a face emque há ‘simetria de direitos e espontaneidade na realização do evento’.” (MARCUSCHI, L. A. Análise da conversação. 6. ed. São Paulo: Ática, 2007, p.14.)


IV) “Nesse processo, a escrita integra o habitus e a possibilidade, a necessidade e o gosto (também forjados socialmente) da interação por escrito ganham força na correspondência e no registro das experiências. Mas relato e ficção se fundem,confundem-se: o imaginário também ganha força. Fatos e crenças, ritos e mitos, medos e desejos são explicitados.” (SMOLKA, A. L. A criança na fase inicial da escrita. São Paulo: Cortez, 1988, p. 100)


Quais delas se relacionam à análise da conversação?

Resposta
Resposta Selecionada: d. Apenas a I, a II e a III.

Resposta Correta: d. Apenas a I, a II e a III.

Feedback daresposta: Comentário: Apenas o trecho do livro de Smolka (item IV) não se relaciona à análise da conversação. Ela avalia as questões do ensino do texto na sala de aula.


. Pergunta 4 .0,3 em 0,3 pontos

Marque a alternativa que não se refere às principais interferências da oralidade na escrita:

Resposta
Resposta Selecionada: e. O uso do padrão culto da língua: a tendência dereproduzir as regras da gramática normativa.

Resposta Correta: e. O uso do padrão culto da língua: a tendência de reproduzir as regras da gramática normativa.

Feedback da resposta: Comentário: A gramática normativa é praticada/valorizada no contexto escrito. Esta questão discute o processo inverso: as interferências da escrita na oralidade.


. Pergunta 5 .0 em 0,3 pontos

Nos...
tracking img