Questionario de informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01-Defina Hardware.
E toda parte física da maquina.
02-Defina Software.
E toda parte lógica da maquina.
03-Defina Peopleware.
Peopleware são pessoas que trabalham com sistema de informação.
04-Cite as gerações de computador e explique sua evolução.
Na 1ª geração, podemos citar o ENIAC que foi o primeiro computador a usar eletrônica digital idealizado em 1946. Ele media aproximadamente 30metros de comprimento por 5,50 de altura, pesava 32 toneladas, utilizava cerca de 17.468 válvulas. Foi projetado para fins militares, entretanto após a 2ª guerra mundial passou a ser utilizadas para investigações científicas. Realizava cerca de cinco mil somas e 360 multiplicações por segundo. O local aonde ele funcionava, a temperatura chegava-se á 50 graus.
Podemos citar também outroscomputadores desenvolvidos neste período, os que mais se destacaram foi o Mark I, no ano de 1944, criado pela Universidade de Harvard (EUA), e o Colossus, em 1946, criado por Allan Turing.
Em 1959, surge a 2ª geração de computadores, caracterizados pela substituição das válvulas por transistores, diminuindo significadamente o tamanho das máquinas. Podemos citar o IBM 7030, também conhecido por Strech, quefoi o primeiro supercomputador lançado na segunda geração, desenvolvido pela IBM. Ocupava cerca de uma sala.
Em 1964, surge a 3ª geração, no qual os computadores passam a utilizar os circuitos integrados, aonde permitiam que uma mesma placa armazenasse vários circuitos que se comunicavam ao mesmo tempo. Um exemplo é o IBM 360/91, lançado em 1967. Esta máquina já tinha dispositivos de entrada esaída, como disco e fitas de armazenamento, além de poderem imprimir os resultados em papel.
Em 1970 surge a quarta geração que é caracterizada pelo advento dos microprocessadores e computadores pessoais, com a redução drástica do tamanho e preço das máquinas. Os circuitos acabaram se tornado ainda mais integrados e menores, o que permitiu o
desenvolvimento dos microprocessadores. Está é a geraçãoque vivemos em que os softwares e sistemas se tornaram tão importante quanto o hardware.
05-Diferencie dados, de informação e de conhecimento. Cite 3 exemplos de cada um.
Dado é uma representação simbólica (isto é, por meio de símbolos) quantificada ou quantificável.
Informação são mensagens recebidas sob forma de dados.
Conhecimento quando pode efetuar associações de conceitos baseadas em umavivência pessoal dos objetos envolvidos.
06-O que é unidade de entrada?
Quando um circuito recebe um dado e o transmite para a cpu, como no caso do teclado, dizemos que se trata de uma operação de entrada de dados (input).
07-O que é unidade de saída?
Quando um circuito transmite um dado, como no caso do vídeo, ou da impressora, dizemos que se trata de uma operação de saída de dados (output).08-O que é unidade de entrada e saída?
São dispositivos que envia e recebe dados, como pen driver.
09-Diferencie as memórias: a)RAM; b)ROM; c)CACHE.
RAM - São chips de memória que podem ser lidos e gravados pela cpu a qualquer instante. A cpu usa a ram para armazenar e executar programas vindos do disco, para ler e gravar os dados que estão sendo processados.
ROM - É a abreviatura de readonly memory, ou seja, "memória para Leitura apenas". São chips de memória que podem ser lidos pela cpu a qualquer instante, mas não podem ser gravados.
CACHE é um dispositivo de acesso rápido, interno a um sistema, que serve de intermediário entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede.
10-O que quer dizer memória volátil? Explique
Outracaracterística da ram, é que se trata de uma memória volátil. Isso significa que quando o computador é desligado, todos os seus dados são apagados.
11-O que quer dizer memória auxiliar ou secundária? Explique.
A memória secundária é a memória de armazenamento permanente, que armazena os dados permanentemente no sistema, sem a necessidade de energia elétrica e, por esse motivo, conhecida como memória...
tracking img