Aeciiooo

5015 palavras 21 páginas
I

HISTÓRIA NATURAL DE UMA HISTÓRIA SOBRENATURAL

- É assustador esse espetáculo! – exclamou ela, ao sair do circo das feras do Sr. Martin.

Acabava de ver aquele ousado especulador trabalhando com a sua hiena, para falar em estilo de cartaz.

- Por que meios – continuou – terá conseguido domesticar seus animais para estar tão seguro da afeição deles a ponto de .... ?

- Esse fato que lhe parece um problema – respondi, interrompendo-a – é no entanto uma coisa natural.

- Oh! – exclamou, deixando errar nos lábios um sorriso de incredulidade.

- Julga então que os animais inteiramente desprovidos de paixões? – perguntei-lhe. – Pois fique sabendo que nós lhes podemos dar todos os vícios devidos ao nosso estado de civilização.

Ela olhou-me com ar atônito.

- Mas ao ver o Sr. Martin pela primeira vez – prossegui – confesso que me escapou, como a você, uma exclamação de surpresa. Encontrava-me então perto de um antigo militar com a perna direita amputada, que entrara junto comigo. Aquele rosto me impressionara. Era uma dessas fisionomias intrépidas, marcadas com o selo da guerra e nas quais estão escritas as batalhas de Napoleão. Aquele velho soldado tinha antes de mais nada um ar de franqueza e bom humor, coisa que sempre me predispõe favoravelmente. Era sem duvida um desses veteranos a quem nada surpreende, que encontram assunto para rir na ultima careta de um camarada, enterram-no ou saqueiam-no alegremente, interpelam as balas com arrogância, enfim, cujas deliberações são rápidas, e que bem seriam capazes de confraternizar com o diabo. Depois de olhar atentamente o proprietário do circo no momento em que saía da barraca, meu companheiro franziu os lábios de modo a expressar um zombeteiro desdém com essa espécie de significativo muxoxo que se permitem os homens superiores, a fim de se distinguirem dos ingênuos. Assim, quando me espantei da coragem de Sr Martim, ele sorriu e disse-me com uma r de suficiência, abanando a cabeça: - Isto não é nada! –

Relacionados