Questionario de biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA ZONA OESTE – UEZO RJ

Filipe Souza da Silva – 0723800156
Professor: Allan Santos
QUESTIONARIO DE BIOLOGIA

1. Descreva, de forma sucinta, a diferença entre respostaimunológica humoral e celular, indicando os principais tipos celulares envolvidos em cada uma.


Imunidade humoral é uma subdivisão da imunidade adquirida onde a resposta imunológica é realizada pormoléculas existentes no sangue, denominadas de anticorpos, produzidos pelos linfócitos B, diferente da imunidade mediada por células, que são realizadas pelos linfócitos T.
Podem acontecersimultaneamente, pois uma depende da célula linfócito T e a outra depende do linfócito B.
Imunidade mediada por célula é mediada por células chamadas linfócitos T; os microorganismos intracelulares, tais comovírus e algumas bactérias, sobrevivem e proliferam dentro dos fagócitos e de outras células do hospedeiro, onde ficam inacessíveis aos anticorpos circulantes.


2. O que são endonucleases (ouenzimas) de restrição e qual sua função nas bactérias onde essas enzimas são naturalmente produzidas?

As enzimas de restrição, também chamadas de endonucleases de restrição, reconhecem uma seqüência debases específica na dupla-hélice de DNA e cortam ambas as fitas da hélice, em lugares determinados. Elas são indispensáveis na análise da estrutura dos cromossomos, seqüenciamento de DNA, isolamento degenes e na criação de moléculas novas de DNA que podem ser clonadas.
Estas enzimas funcionam nas células bacterianas como parte de um mecanismo de proteção ao ataque de bacteriófagos chamado sistemade restrição modificação. Uma molécula de DNA viral que continha sítios para uma endonuclease bacteriana, ao ser injetada na bactéria, é prontamente cortada nesses pontos e deixa de funcionar. O DNAda própria célula bacteriana é protegido por metilação. Hoje são conhecidas centenas dessas enzimas, que são purificadas e comercializadas por diversos laboratórios no mundo.

3. Células do tubo...
tracking img