Quente demais?esfrie

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional.
É possível pensar inúmeras alternativas para indivíduos e grupos lidarem com os conflitos. Estes podem ser ignorados ou abafados, ou sanados e transformadosnum elemento auxiliar na evolução de uma sociedade ou organização.
Se observarmos a história, até há pouco tempo a ausência de conflitos era encarada como expressão de bom ambiente, boas relações e, no caso das organizações, como sinal de competência. Alguns profissionais viam o conflito de forma negativa, como resultante da ação e do comportamento de pessoas indesejáveis, associado àagressividade, ao confronto físico e verbal e a sentimentos negativos, os quais eram considerados prejudiciais ao bom relacionamento entre as pessoas e, conseqüentemente, ao bom funcionamento das organizações.
conflitos ocorrem em todos os lugares e ambientes, seja de trabalho, acadêmico, lazer e outros. Os conflitos fazem parte de nossa vida pessoal e profissional. Até há alguns anos atrássempre que se mencionava a palavra conflitos a tendência era evitar até mesmo a discussão sobre o assunto.
Ao longo da evolução do homem e dos estudos do homem como ser social passou-se a dar importância ao estudo das formas de enfrentar os conflitos e, até mesmo, como solucionar conflitos.
A todo instante, no ambiente familiar, no ambiente acadêmico e no ambiente de trabalho estamos sujeitos anos deparar com situações de conflito.

2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Os conflitos no relacionamento

Todos os dias as pessoas estão sujeitas a passar por conflitos em qualquer área da vida, e no ambiente de trabalho não poderia ser diferente. Neste ambiente as pessoas convivem com outras pessoas de opiniões, pontos de vistas e crenças diferentes e que podem levá-las a algum tipo de conflito. Mas nemtodo conflito pode ser considerado como uma causa ruim. Ele pode gerar novos debates, levar a novas idéias e aperfeiçoamentos. Agora quando o conflito tem origem em interesses pessoais pode ocorrer o que chamamos de conflito de relacionamentos.
Para que não ocorra um conflito desses, devemos nos concentrar em outros interesses, como por exemplo, na obtenção de lucros, na melhoria das condiçõescoletivas, etc. Desta forma, devemos saber separar os conflitos e de forma sensata não deixar que um conflito interfira em outro. Não é por acaso que pesquisadores chegaram a conclusão que as equipes que se envolvem em conflitos de tarefas tem resultados melhores do que equipes que se envolvem em conflitos de relacionamentos.Isso porque os conflitos de tarefas, podemos assim dizer, são conflitos"concretos", ou seja, nossas idéias podem ser vistas e provadas através de resultados e testes que irão dar suporte a nossa opinião. Desta forma então os conflitos de relacionamentos podem ser considerados "abstratos", pois nossos pontos de vista não podem ser vistos e nem provados em relação aos outros, já que nossos interesses neste caso são pessoais.
Situações que correspondem aos conflitos detarefas são chamadas de “temas frios”, já que conseguimos lidar com elas apenas debatendo-se os fatos, sem riscos de discussões. Neste caso também, o que esta em jogo é classificada como prioridade pequena ou moderadamente alta.
Em outras situações, podem ocorrer os temas quentes, nos quais valores, crenças ou interesses compõem os pontos de vista das pessoas. Nestes casos é muito comum queocorram os conflitos de relacionamentos, onde nossos pontos de vista parecem tão certos que a discordância dos outros parece intencional.
Isso acontece porque somos levados a achar que estamos certos em nossos pontos de vista, já que acreditamos que nossas idéias são compartilhadas por todos, e que elas são fundamentadas em uma realidade objetiva invariável, ou seja, uma realidade que os outros...
tracking img