Quedas e idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUEDAS EM IDOSOS E A IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES PREVENTIVOS




Um dos acontecimentos mais importantes e relevantes desde o inicio do século XX até os dias atuais é o processo do envelhecimento. Trata-se de um fenômeno que afeta de diferentes maneiras todos os países. Segundo o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS), atualmente, há cerca de 20 milhões depessoas idosas no Brasil. Projeções indicam que no ano de 2020, o Brasil será o sexto pais do mundo com maior numero de idosos, a cifra de 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Pela 1ª vez na historio humana, o modelo pirâmide usado para refletir a evolução demográfica, ira se transformar numa ânfora, com base mais estreita, o corpo central cada vez mais largo e a ápice com amplitude superior àbase.
Neste sentido o envelhecimento populacional é uma realidade mundial. Devido a esta atual situação algumas demandas são designadas para os familiares, sociedade e poder publico para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos idosos. Algumas adaptações nos ambientes domiciliares são necessárias para evitar os acidentes com idosos. O ambiente deve ser adaptado de acordo com as necessidadesindividuais de cada um, para simplificar e tornar mais seguras as atividades de vida diárias.
O envelhecimento caracteriza-se por diminuição da reserva funcional, que somada aos anos de exposição a inúmeros fatores de risco, tornam os idosos mais vulneráveis ás doenças. A queda é uma delas, segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID 10), considerada externa.
Esses eventos são chamadosde emergências, e necessitam de uma intervenção imediata. Por isso os cuidadores devem ser bem orientados para intervir de maneira correta, nua ação firme e segura, caso contrario o idoso pode apresentar danos transitórios e permanentes prejudicando a sua qualidade de vida ou evoluindo para óbito.
A queda pode ser definida como uma mudança inesperada e não intencional de posição para um nívelinferior ao inicial, ou ainda, como a perda total de equilíbrio postural, a qual está relacionada a insuficiência súbita dos mecanismos neurais e osteo-articulares envolvidos na manutenção da postura. Atualmente, as quedas constituem um problema serio de saúde publica cujo peso socioeconômico tem
acompanhado o aumento da população idosa. (Ref.: Órgão Científico Oficial do Departamento deErgometria, Reabilitação- RJ) ocorrência de quedas em idosos tem etiologia multifatorial e o consenso é de que parte destes eventos poderia ser previnida, as intervenções são baseadas nos achados da avaliação e realizadas por uma equipe multidisciplinar.
As conseqüências de queda vão desde hematomas e escoriações leves à fraturas, o medo de cair esta freqüentemente, o isolamento social, a perda funcional,a fragilidade, a hospitalização e a morte são os verdadeiros desfechos de interesse clínico.
A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde do ser humano e da coletividade. O enfermeiro atua na promoção, na proteção, na recuperação a saúde, reabilitação das pessoas e na assistência qualificada a saúde, ou seja, se responsabiliza pelo ato de cuidar. E quando o cuidado se refere a pessoaidosa, há muitos aspectos a serem considerados.
Por isso a contribuição da Enfermagem inicia-se na promoção e prevenção de quedas identificando os fatores de risco para a correção dos que são passiveis de ser corrigidos. Devem ser realizadas modificações necessárias para a adaptação do ambiente de convívio do idoso às alterações do envelhecimento.
Deve-se ainda procurar resolver e atenuar osproblemas de saúde que estão na origem das quedas. Segundo Brunner & Suddarth (2005, p. 221), “um ambiente seguro permite que o paciente se movimente o mais livremente possível e alivia a família da constante preocupação com a segurança”.
Além disso, deve esclarecer ao idoso que existem fatores que ajudam a evitar uma queda, como o fato de realizar atividade física mantendo uma boa força muscular...
tracking img