Resumo de capitulo de livro de psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Enviado por: 
Ivana Carvalho | comentários
Arquivado no curso de Engenharia de Alimentos na UEFS
-------------------------------------------------
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe598AK/remocao-solventesParte superior do formulário
Parte inferior do formulário

Download
Creative Commons
Universidade Estadual de Feira de Santana
Departamento de ciências exatas – DEXA
EXA-411 –Química Orgânica II
Docente: Carla Mendes.
Discentes: Ivana Carvalho e Juliana Freitas.
Engenharia de Alimentos. 2011.2
Remoção de Solventes
Pressão de vapor
A pressão de vapor de um líquido a uma certa temperatura é a pressão de equilíbrio exercida pelas moléculas deixando e retornando à superfície do líquido. A seguir estão alguns pontos importantes relacionados com a pressão de vapor: Aintrodução de calor aumenta a pressão de vapor; A pressão de vapor está relacionada com a ebulição; Diz-se que um líquido "entra em ebulição" quando sua pressão de vapor é igual a do meio onde ele se encontra;
Ebulição consiste na liberação das moléculas ou pares de íons das forças de coesão das mudanças que as mantem ligadas no estado liquido. Produz-se esse fenômeno quando se atinge a temperatura àqual a energia térmica das partículas vence a ação das forças de coesão que as mantem no estado liquido.
Ponto de ebulição pode ser definido como sendo a temperatura na qual a pressão de vapor de um liquido é igual a pressão externa exercida sobre a superfície, ou seja, é a temperatura em que o vapor e o liquido estão em equilíbrio a uma dada pressão.
Ponto de ebulição das substâncias puras, a umadada pressão é sempre exato e se mantém constante durante a ebulição;
Ponto de ebulição das misturas variam dentro de um intervalo de temperatura que depende da natureza e das proporções dos seus constituintes;
Ponto de ebulição de um composto depende do seu peso e estrutura molecular e da intensidade das forças de atração intermoleculares.
Ponto de ebulição numa série homologa (uma sériede compostos orgânicos com propriedades químicas similares, cujos membros diferem-se por uma massa molecular relativa constante) cresce mais ou menos regularmente com o peso molecular dos seus compostos;
Ponto de ebulição dos compostos polares apresentam o ponto de ebulição superiores dos apolares de um mesmo peso molecular.
Ponto de ebulição dos compostos polares com capacidade de associaçãointermolecular, é maior em virtude da energia (calor) necessária para romper as forças que ligam as moléculas entre si. ( Ex. O álcool etílico e o éter metílico, ambos polares e com o mesmo peso molecular, mais com pontos de ebulição diferente). Isto ocorre porque as moléculas do álcool etílico se associam através das ligações de hidrogênio, fenômeno este não observado entre as moléculas do éter metílico.E existe também os que não apresentam essas propriedades.
Ponto de ebulição de misturas depende da composição da mistura.
A facilidade com que um líquido entra em ebulição depende da sua volatilidade, os líquidos com altas pressões de vapor mais altas (líquidos voláteis) irão entrar em ebulição a temperaturas mais baixas do que os com pressões de vapor mais baixas. Esse fato pode ser observadono gráfico de pressão de vapor (da água e do etanol) em função da temperatura, mostrado naFigura 1.
Evaporação consiste em uma vaporização relativamente lenta, em que as moléculas mais velozes vencem as forças de atração intermoleculares e passam para o estado gasoso. A evaporação depende da superfície de contato entre o liquido e a fase gasosa (quanto maior for a superfície de contato, maisintensa será a vaporização.

Figura 1: Pressão de vapor em função da temperatura - água e etanol
* A pressão de vapor e, desse modo, o ponto de ebulição, de uma mistura líquida depende da quantidade relativa dos componentes da mistura;
* A destilação ocorre devido a diferença entre a volatilidade dos componentes na mistura líquida.
*
* O diagrama do ponto de ebulição de...
tracking img