Quantificacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SÃO TOMAS DE MOÇAMBIQUE

TECNOOGIAS DE COMUNICAÇÃO

TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO

Turma 3P5LSIARC

100032 Stélio Timane

Docente: Dr. Omar Muando

Índice

INTRODUÇÃO 3
Quantificação 4
Objectivo da Quantificacao 4
Discretização 5
Discretização de Variáveis 5
Discretização 1R: 6
Pseudo-codigo 1R Para cada atributo 6
Amostragem 6
Codificação 7
principaistécnicas de codificação 8
CONCLUSÃO 10

INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda de uma forma bastante sucinta, aspectos relacionados com o processamento da informação. É deveras importante perceber como a informação e difundida e transmitida de um lugar para o outro e para melhor perceber como isso e feito, serão abordados aspectos como a quantificação, discretização, amostragem e codificação.Estes aspectos serão ao longo do trabalho definidos, caracterizado e ainda ilustrado o papel de cada um dos aspectos durante o processamento da informação.

Quantificação

Procedimento que pretende medir a informação. Pode ser realizado ao nível do sinal ou ao nível da sua interpretação (informação semântica).
A teoria matemática de comunicação que define o conteúdo de informação de sinalem função do seu valor de surpresa. A quantidade informativa de um sinal é inversamente proporcional à probabilidade de ocorrência dentro do sistema. Quanto menos provável é um sinal mais informação aporta. Além de estudos probabilísticos de ocorrência de um sinal pode-se também medir as suas propriedades físicas, por exemplo, frequência do som, ou contar os signos no caso da mensagem escrita.Estudando as particularidades físicas de um sinal pode-se também examinar se contém só elementos indispensáveis para ser identificado ou se leva também alguma dose de redundância.
A informação semântica é dificilmente quantificável já que depende dos conhecimentos, muitas vezes subjetivos, do sujeito interpretante (recetor). Na linguagem quotidiana confunde-se frequentemente a noção da informaçãocom o dado, esquecendo que só um conjunto de dados interpretados constitui uma informação. A informação semântica pode ser definida como uma relação entre a descrição de uma situação, compreendida como um conjunto de proposições, e o conjunto de descrições que a eliminam. Analogicamente ao estudo da informação do sinal, a informação semântica também pode ser estudada à base do contexto. Assim, umainformação completamente determinada pelo contexto corresponderia ao valor (de surpresa) igual a zero.
A quantificação é o segundo passo da digitalização e consiste num processo de conversão de um sinal amostrado num outro sinal que apenas pode assumir um número limitado de valores – o sinal quantificado. A quantificação também se designa por discretização da amplitude.
Objectivo daQuantificacao

O objectivo da quantificação é, essencialmente, o de restringir o número de valores que o sinal digital poderá tomar, de modo a reduzir o espaço de armazenamento em Bytes que o sinal digital ocupará.

Discretização
o processo de conversão de um sinal continuo em uma representação discreta.
Três tipo de atributos
– Nominais – não ordenável
– Ordinais – ordenável
– Contínuos –números reais
Discretização:
– Divide a faixa de atributos contínuos em intervalos
– Alguns algoritmos de classificação só aceitam atributos categóricos
– Reduz o tamanho dos dados por discretização
– Exemplo: Arredondamento de números
. Hierarquia de Valores
. Hierarquia de Atributos

Discretização de Variáveis
Transforma atributos contínuos em atributos categóricos.
Absolutamenteessencial se o método inteligente só manuseia atributos categóricos
Em alguns casos, mesmo métodos que manuseiam atributos contínuos têm melhor desempenho com atributos categóricos.
Discretização pelo Método 1R (1-rule)
Sub-produto de uma técnica de extração automática de regras
Utiliza as classes de saída para discretizar cada atributo de entrada separadamente
Ex: Base de dados...
tracking img