Conflito norte-sul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conflito Norte-Sul
Desde as civilizações antigas o mundo vem sendo redesenhado seguindo critérios variados de acordo com a ideologia geopolítica e econômica de quem o projeta no planisfério. Apartir deste momento as nações iniciaram as regionalizações colocando-se no centro dos mapas para representar-se como símbolo de maior poder.

Tem-se, então, direta ou indiretamente, a noção decentro-periferia onde o centro representa o status de maior referência de poderio político-econômico e, às vezes, militar. A periferia surge como lugar de pobreza e de subserviência ao centro.

Ocolonialismo aproveitou-se bastante dessas idéias e passou a desenvolver a relação centro-periferia como metrópole e colônia em que esta enviava àquela matéria-prima e produtos agrícolas e comprovamseus produtos manufaturados. Os países imperialistas conquistaram novos territórios utilizando da geopolítica dos mapas.

Com a posterior divisão Norte-Sul ( ricos e pobres respectivamente ) ocorreua oficialização da separação política, econômica e social aumentando as desigualdades sócio-econômicas entre estes países. Na verdade a Austrália está no hemisfério Sul e é considerada pertencenteao bloco Norte por ser desenvolvida. Aliás, desenvolvido e subdesenvolvido são conceitos que entraram em uso a partir do fim da segunda Guerra Mundial especialmente com a teoria Neomalthusianabuscando uma forma de explicar o subdesenvolvimento do Sul.

Países em desenvolvimento, países emergentes, países subdesenvolvidos industrializados, são várias classificações atribuídas aos países dobloco Sul enquanto países desenvolvidos é a denominação atribuída aos países do bloco Norte.

Hoje, órgãos internacionais defendem a idéia, mesmo que timidamente, de os países desenvolvidos reveremas dívidas externas dos países emergentes bem como de promoverem ajuda financeira aos países de baixo desenvolvimento.

Na verdade, muito se diz e pouco se faz efetivamente a favor dos países...
tracking img