Quando vc para de se movimentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando paramos de nos movimentar, não apenas aumentamos os riscos de morte ou doenças, mas deixamos de viver e evoluir. Estacionando literalmente o corpo e a vida no tempo, fazemos força para estarno fluxo contrário do rio biológico da vida que nos empurra sempre para o amanhã, à evolução e ao novo aprendizado.
A prática da atividade física tem sido reconhecida como benéfica tanto do ponto devista fisiológico como psicológico, e alguns de seus efeitos comprovados são a redução do risco de morte prematura por doenças cardiovasculares, o diabetes do tipo II, a pressão arterial emhipertensos, assim como estados de depressão e ansiedade, dentre outros.
Apesar disso, estudos ainda continuam mostrando que mais da metade da população permanece sedentária. E o que isso significa?
Com origemno latim sedentarius, a palavra sedentário é definida como um estado de ocupação na qual se trabalha sentado, também se referindo àquele que não se movimenta muito ou que anda e se exercita pouco.Freqüentemente associado aos extremos da doença ou dos corpos atléticos, ser sedentário, ou simplesmente deixar de se mover, pode ser algo muito maior.
Estudiosos da psicologia ecológica como UrienBronfenbrenner e James Gibson, afirmam em suas teorias que é através da interação do ser-humano com o ambiente e dos ciclos ininterruptos de ação-percepção-ação que o desenvolvimento humano ocorre.
Sobo ponto de vista da Motricidade Humana, o Prof. PhD. Manoel Sérgio, filósofo do esporte, diz que o homem é um apelo à transcendência e, como tal, um ser práxico que, na totalidadecorpo-alma-natureza-sociedade e pela motricidade, procura transcender e transcender-se, visando o Absoluto.
Muitas vezes nossa vida estaciona em diferentes aspectos e não percebemos a razão pela qual parecemos estarvivendo sempre os mesmos dias cansativos e mecanizados. Buscamos compensações nos relacionamentos, na comida, nas compras… mas não fazemos o que a ciência e a vida nos apontam como caminho e solução:...
tracking img