Trabalho pronto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Manipulação de Bonecos e Fantoches

Manipular Bonecos e Fantoche é uma arte e requer uma certa técnica e habilidade, que só se adquire na medida que se vai trabalhando e melhorando gradativamente.
O Teatro de Bonecos não consiste apenas na apresentação, significa muito mais que isto, representa um ótimo recurso para o desenvolvimento de muitas habilidades, formação de inúmerosconceitos e não seu valor restrito aos momentos de apresentação. Ao encenarmos uma peça devemos ter como objetivo muito mais do que recrear, mas também: educar e instruir.

DICAS PARA A CONFECÇÃO DOS CENÁRIOS:

O Cenário é de grande importância para a apresentação. Tenha o cuidado, de providenciar um cenário adequado e que ilustre bem a história. E lembre-se: cenário pequeno com boneco muito grandeficará desconfortável. São necessários bonecos e cenários grandes p/ ambientes onde a criança estará distante da apresentação, como trabalhos realizados ao ar livre, em pátios de escolas ou igrejas muito grandes. Isto evita que as crianças se dispersem, ou que tenham de sair dos seus lugares para ouvir e ver melhor. Veja a maneira mais confortável para que o apresentador não se canse muito aomanipular o fantoche, tendo dificuldade de manter os braços por muito tempo no alto, o apresentador deve apoiar os braços.

Como Podemos usar os Bonecos

1. * O Fantoche pode ser usado de diversas maneiras e ocasiões, o mais importante é que se tenha objetivo definido ao usá-lo. Podemos usar o Fantoche para:
1.1 * Motivar a Pontualidade ou a Assistência
Chegue mais cedo, antes do íniciodas aulas, conte uma história com fantoches. Os alunos começaram a chegar mais cedo para ouvir as histórias. Anuncie que ao alcançar uma meta em assistência, um fantoche virá para contar uma história.
1.2 * Fazer Anúncios ou Convites.
Use o Fantoche para incentivar os alunos a trazerem seus amiguinhos para a EBD, para convidá-los a participarem das outras programações do departamento

1.3* Disciplinar
O professor repreende o fantoche por algum erro cometido: “Tito eu o vi correndo e gritando no templo, vc não sabe que na casa de Deus não se deve fazer bagunça
E q devemos de ter respeito pela casa de Deus?”
O fantoche abaixa a cabeça envergonhado e promete se comportar melhor na casa de Deus. Indiretamente vc deu o recado as crianças também... por que elas entendem o que estásendo ensinado e compreendem muito bem a lição, mas só o fantoche foi repreendido.

1.4 * Ensinar Versículos
O fantoche pode trazer figuras que representam as palavras do versículo, p/ que as crianças as coloquem no flanelográfo e assim identifiquem o versículo.

1.5 * Ensinar Cânticos
O fantoche pode pedir as crianças que abram bem a boca na hora de cantar, onde devem respirare pausar, subir e descer o tom.
Ensinar uma música nova, corrigir erros, pedir que as crianças repitam, pedir que ensinem p/ o boneco, ele canta errado e elas o corrigem.
1.6 * Introduzir uma Lição
Antes da lição, usar uma pequena história de fantoches p/ motivar os alunos para lição ou para prender sua atenção, dando um breve trecho da história de uma forma similar, p/ que nodecorrer da história q será contada posteriormente vc possa relembrar: Lembram o que nosso “amiguinho boneco(nome do boneco)” falou? Isso faz eles fixarem mais a história. Mas lembrem-se que as histórias são introdutórias e devem ser bem rápidas, servem apenas para introduzir o assunto e despertar a atenção.


2. * Tipos de Bonecos:
• Marionetes
Boneca de fio (português europeu) oufantoche (português brasileiro), marionete ou marioneta, origina-se do termo marionette (do francês). Boneco (pessoa, animal ou objeto animado) movido por meio de cordéis manipulados por pessoa oculta atrás de uma tela, em um palco em miniatura. Constitui-se numa forma de entretenimento para adultos e crianças.


• Fantoches
São os que aparecem o desenho do rostinho, mas a boca não...
tracking img