Qualquer um

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Lei de Boyle-Mariotte é uma lei experimental e menciona a influencia da pressão sobre o volume de um gás. 
À temperatura constante, o volume ocupado por determinada massa gasosa é inversamenteproporcional à sua pressão. 
Se, por exemplo, duplicarmos a pressão, o volume ficará reduzido à metade. 
Representação matemática: P¹V¹ = P² V² ou PV = constante. 
1 estado → transformação isotérmica→ 2 estado. 
 Em um gráfico pressão x volume, sob uma temperatura constante, o produto entre pressão e volume deveria ser constante, se o gás fosse perfeito. Existe uma temperatura onde o gás realaparentemente obedece à lei de Boyle-Mariotte. Esta temperatura é chamada de temperatura de Mariotte. 
A Lei de Boyle-Mariotte (enunciada por Robert Boyle e Edme Mariotte) diz que:"Sob temperatura constante (condições isotermas), o produto da pressão e do volume de uma massa gasosa é constante, sendo, portanto,inversamente proporcionais. Qualquer aumento de pressão produz uma diminuição de volume equalquer aumento de volume produz uma diminuição de pressão."
Em um gráfico pressão x volume, sob uma temperatura constante, o produto entre pressão e volume deveria ser constante, se o gás fosseperfeito. Existe uma temperatura em que o gás real aparentemente obedece à lei de Boyle-Mariotte. Esta temperatura é chamada de temperatura de Mariotte.
Lei de Charles e Gay-Lussac
Em 1787, o físicofrancês Jacques Alexandre César Charles, estudou as variações de volume de amostras de alguns gases e de ar, causadas por variações de temperatura.
Mais tarde, em 1802, o físico e químico francês LouisJoseph Gay-Lussac, mostrou que outros gases tinham o mesmo comportamento que os gases estudados por Charles, isto é, se uma amostra de gás é aquecida, mantendo a pressão constante, ela sofre umaaumento de volume proporcional ao aumento da temperatura.
Gay-Lussac concluiu também que, partindo do mesmo valor de volume inicial, o aumento de volume era igual para todos os gases, para igual...
tracking img