Qualquer porra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Participação do Brasil na Produção Mundial do aço
A produção de aço bruto mundial subiu 6,8% em 2011, para 1,527 bilhões de toneladas em 2011, de 1,430 bilhão de toneladas em 2010, à medida quetodos os maiores países produtores, excluindo o Japão e a Espanha, registraram alta da produção, afirmou a World Steel Association. Segundo o órgão, a produção de aço no Brasil aumentou 6,8%, para 35,2milhões de toneladas, enquanto a produção na América do Sul avançou 10,2% no ano passado, para 48 4 milhões de toneladas.
Quando as terras brasileiras foram descobertas, as práticas mercantilistasimperavam na Europa. Os portugueses chegaram ao Brasil com a esperança da extração de metais como ouro, prata e bronze. No entanto, nenhum tipo de metal, nem mesmo ferro, foi encontrado em um primeiromomento. Os poucos ferreiros que vieram para o Brasil utilizavam o ferro originário da Europa para produzir os instrumentos usados na lavoura.
Em 1554, o padre jesuíta José de Anchieta relatou, em uminforme ao rei de Portugal, a existência de depósitos de prata e minério de ferro no interior da capitania de São Vicente (atual estado de São Paulo).
Quem primeiro trabalhou na redução desse minériode ferro foi Afonso Sardinha. Em 1587, ele descobriu magnetita na atual região de Sorocaba, no interior de São Paulo, e iniciou a produção de ferro a partir da redução do minério. É a primeirafábrica de ferro que se tem notícia no Brasil.
A privatização trouxe ao setor expressivo afluxo de capitais, em composições acionárias da maior diversidade. Assim, muitas empresas produtoras passaram aintegrar grupos industriais e/ou financeiros cujos interesses na siderurgia se desdobraram para atividades correlatas, ou de apoio logístico, com o objetivo de alcançar economia de escala ecompetitividade.
O parque siderúrgico brasileiro compõe-se hoje de 29 usinas, administradas por onze grupos empresariais. São eles: Aperam, ArcelorMittal Brasil, CSN, Gerdau, SINOBRAS, Thyssenkrupp CSA,...
tracking img