Preditiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Com o objetivo de sobreviver no mercado e atender a grande demanda dos consumidores por apartamentos, em menor prazo possível, as empresas especializadas na construção civil de prédios em geral buscam superar seus concorrentes investindo em equipamentos que possam ajuda-los a desenvolver melhor esse processo, e um dos equipamentos que pode ajuda-los é o elevador de carga.Em uma obra que possui um tem grande rendimento em tempo, ajudando os colaboradores com a demanda de material e diminuindo o desgaste físico e diminuindo também o risco de acidentes dentro da obra.
Mas, contudo existe um pequeno risco em sua operação, sendo assim proibida a operação de tal equipamento por qualquer pessoa. E também existe o aumento da poluição sonora no canteiro de obra.Em obra de pequeno porte não é viável a sua utilização, pois o equipamento exige um custo um pouco elevado.


2. REVISÃO DA LITERATURA
De acordo com a NBR 14712 os elevadores de cargas devem ser montados seguindo as seguintes recomendações:
Cabina
Todo elevador de carga deve ter cabina fechada por teto inteiriço ou perfurada em toda a extensão da área. Se o teto for feito emtela metálica, esta deve ter abertura de malha não excedente a 12 mm e deve ser construída de fio com diâmetro maior que 2 mm As cabinas devem ter internamente uma altura livre mínima de 2 m.
Cabos de Tração para Elevadores
Os cabos de aço de tração para elevadores são cabos especiais, fabricados para este fim, e são construídos com a designação 6x19 ou 8x19 Seale. Estes cabos possuem,ainda, uma alma de fibra natural identificada pela sigla AF, ou então, uma alma de aço formada por uma perna identificada como AA. O tipo mais usado é o com alma de fibra natural. “Os diâmetros mais comuns em elevadores são os seguintes: 3/8” (9,5 mm), ½” (13 mm), 5/8”(16 mm). Diâmetros maiores que estes somente em aplicações especiais.

Motor
As máquinas devem ter seus motores construídosde maneira a não permitir a aceleração ou o retrocesso no caso de falha do motor em que o freio se mantenha aberto. Quando for adotado o uso de máquinas a tambor, a cabina deve ser dotada de dispositivo que desligue a alimentação do motor da máquina no caso de afrouxamento ou sobrecarga do cabo de tração.
Não foi achado nenhum dimensionamento de fabricantes de Elevadores de Cargas, poisestes não disponibilizam os seus os seus projetos para pesquisa.

3.0 Referencial Teórico
Os elevadores consistem basicamente num carro fechado, que se move por meio de um cabo de aço impulsionado por um motor.
Para desenvolver tal projeto devem ser seguidos alguns critérios:
Os cabos de aço devem ser flexíveis, com diâmetro mínimo de 15,8mm. Os cabos devem possuir uma resistênciamínima à ruptura de 15000 kgf e trabalhar com um coeficiente de segurança de no mínimo 7 vezes a carga de ruptura. Deve ser calculada a Força de tração do cabo e a potência e a rotação do motor pelas seguintes formulas:
3.1 Cabo
Determinar Força (Carga de Ruptura)


CR= C.f
Onde:
CR: Carga de Ruptura
C: Carga em kg
f: Fator de Segurança

3.2 Motor


O motor que será utilizadoneste projeto deve ter uma potencia disponível para operar nas condições de partida e eventuais frenagens. Ela deve ser superior a potencia eficaz, corrigida e exigida, e deve se deslocar constantemente, para isso iremos usar as formulas que irão dimensionar a potência do motor e a sua rotação que será utilizada no elevador.
Formula da Potência do Motor
P= F.V
Onde:
P: Potência
F: ForçaTangencial em kgf
V: Velocidade em m/min

3.3 Cabina

De acordo com a NBR 14712 a cabina deve ser feita seguindo as seguintes dimensões:
1,0 m de largura por 1,0 m de comprimento e 1,2 m de altura.
As plataformas devem ser construídas por um piso não perfurado e estendendo-se por toda a área dentro da cabina. Todos os elementos da plataforma devem ser dimensionados para suportar as forças...
tracking img