Qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os conceitos da qualidade assegurada de fornecedores

Uma primeira pergunta seria o que é a avaliação de fornecedores? É um processo de verificação de determinadas condições de um fornecedor, referente ao seu sistema da qualidade, ao seu processo produtivo, às suas instalações e/ou seu produto. Esta verificação deve ser estruturada, ou seja, ter parâmetros claros e objetivos e pode ser feitaatravés de visita às instalações do fornecedor ou de pesquisa formal efetuada pela própria empresa cliente.
As avaliações usuais são referentes ao:
Sistema da Qualidade – Que se caracteriza pela verificação do atendimento da empresa aos requisitos organizacionais voltados a garantia da qualidade do produto fabricado ou comercializado ou ao serviço prestado.
Produto – Denominado também deavaliação técnica, que se caracteriza pela verificação de amostras do produto ou serviço a ser adquirido, para constatação da capacidade de processamento da empresa e da adequação das características do produto.
Capacidade Instalada – Que se caracteriza pela verificação das instalações do fornecedor, de modo a se garantir o atendimento de entrega dentro dos prazos necessários e na quantidade estabelecida.E por que executar a Avaliação de Fornecedores? A principal função da avaliação é propiciar à empresa cliente, o conhecimento das condições do fornecedor, de tal modo a gerar a confiança necessária de que o produto ou serviço a ser adquirido será suprido de acordo com as condições estabelecidas (técnicas, comerciais e de prazo), ao longo do tempo.
Dessa forma, a qualificação de um fornecedor éstatus dentro do processo de avaliação, que indica se o fornecedor atende aos requisitos de avaliação (técnicos, sistêmicos, capacidade produtiva, capacidade tecnológica, etc.). A princípio podemos ter três status: Qualificado, Qualificado Condicional e Não Qualificado.
Outra questão se relaciona sobre por que qualificar um Fornecedor? Para que, por meio da qualificação, a empresa possa:
* Terum rol de fornecedores que apresentem um nível similar de estrutura, que garanta que a competição entre eles seja feita nas mesmas condições.
* Ter um referencial individual do fornecedor para sabermos se a organização está implementando melhorias que beneficiem as condições de fornecimento.
Os critérios para a qualificação de um fornecedor, normalmente, estão baseados em três parâmetrosbásicos: resultado da avaliação sistêmica, resultado da avaliação técnica (através de amostras iniciais) e resultado da avaliação do processo e da capacidade instalada.
O método utilizado para definição da qualificação ou não de um fornecedor, pode ser estabelecido de uma forma qualitativa (análise crítica e criteriosa do resultado de uma avaliação) ou quantitativa (através de uma pontuação dosfatores utilizados na avaliação).
Já a desqualificação de um fornecedor pode se dar em duas fases:
* A primeira em decorrência dos resultados das próprias avaliações.
* A segunda através da medição do desempenho (performance) durante os fornecimentos, que não se apresenta satisfatório conforme parâmetros previamente estabelecidos.
O desempenho pode ser avaliado qualitativamente ouquantitativamente, devendo ser evidenciado quanto aos critérios estabelecidos.
Por fim, a qualidade assegurada do fornecedor é o status do fornecedor, cujo produto não é mais submetido a uma inspeção de recebimento, sendo enviado diretamente do fornecedor para a linha de montagem. Para que um fornecedor atinja este estágio é necessário que ele tenha sido: avaliado e qualificado conforme os diversosparâmetros estabelecidos; avaliado quanto ao seu desempenho nos posteriores fornecimentos e o resultado encontrado tenha sido aceitável; e desenvolvido quanto aos aspectos técnicos inerentes do produto ou serviço ofertado. Uma das ferramentas utilizadas para enquadramento do fornecedor no critério de qualidade assegurada é o Plano de Amostragem e, em particular, a aplicação do sistema de skip lot,...
tracking img