qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
As recentes descobertas de grandes reservas nas camadas de pré-sal alteram significativamente o ambiente de produção de petróleo, bem como de toda a cadeia envolvida nestas atividades. Os volumes existentes demandam e justificam o desenvolvimento de novos métodos e tecnologias para sua extração bem como geram escala para instalação no Brasil de novas indústrias de bens e serviços. Doponto de vista da rede logística vinculada a exploração e produção deste petróleo, situado mais longe na costa, em profundidades maiores e em local sem infra-estrutura implantada, novos e desafiantes problemas se colocam: restrições mais apertadas, necessidade de tratar o problema em diferentes níveis hierárquicos, exigência de consideração dos riscos e incertezas na abordagem dos problemas e natomada de decisão.
Por outro lado, diferentes fatores ligados a sustentabilidade e a questões ambientais bem como a disponibilidade de áreas cultiváveis tem colocado o Brasil como um potencial produtor de biocombustíveis. Novamente problemas de definição de uma rede logística desde a coleta das matérias primas, transformação, distribuição e integração com a rede de distribuição de derivados depetróleo se mostram importantes para a viabilidade e efetividade desta indústria.
Diante deste cenário, aliado ao a complexidade do sistema logístico de distribuição de petróleo, derivados e biocombustíveis no Brasil, com pontos de produção e refino espalhados por toda sua extensão geográfica, ferramentas de análise da cadeia de abastecimento do petróleo são de vital importância. Todos os elos quecompõe esta cadeia devem estar consistentes e sincronizados para que seja evitada excessiva sub-otimização. Conscientes de que é impossível construir um modelo global que analise as decisões em todos os níveis hierárquicos da cadeia ao mesmo tempo, propomo-nos a continuar a desenvolver modelos para projeto, programação e simulação que tenham aplicação na cadeia de petróleo, gás natural ebiocombustíveis, proporcionando melhores condições de competitividade, lucratividade e eficiência às empresas nacionais, bem como sirvam como ferramentas de análise aos órgãos governamentais que regulam o setor. Como desafio de pesquisa, colocamos a visão da evolução de Sistemas de Apoio à Decisão para Sistemas Inteligentes, que devem contemplar além das ferramentas convencionais ferramentas paramonitoração, controle e resposta em tempo real de problemas estocásticos e dinâmicos.
Palavras-Chaves: otimização, simulação, projeto de redes, programação, modelos inteligentes, petróleo e gás natural, biocombustíveis.
1 INTRODUÇÃO
O setor energético brasileiro vem passando por uma profunda transformação nos últimos anos. No passado as decisões de investimento eram marcadas por uma óticacentralizadora, onde predominavam agentes estatais e não havia a cultura da regulação, este contexto foi modificado por um forte processo de liberalização que resultou, hoje, num cenário bem diferente: há intensa participação do setor privado, foram criadas as agências reguladoras ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e ANP (Agência Nacional do Petróleo), e a Empresa de Pesquisa Energética - EPE.Essa diversidade, se por um lado é fundamental no ambiente descentralizado, por outro, constitui-se em fator que aumenta a complexidade da modelagem do setor energético, tanto na abordagem matemática, quanto na obtenção dos dados. No caso da indústria brasileira de petróleo e gás natural mudanças fundamentais foram introduzidas pela Lei do Petróleo (Lei 9478 de 1997), que flexibilizou o monopólioda Petrobras na exploração, produção, importação e transporte de petróleo e gás natural. A abertura da exploração e produção no Brasil representou uma nova era para a indústria nacional de petróleo e gás. Novos segmentos de negócios foram criados e, por conseqüência, existe uma grande demanda por informações isentas e de qualidade, bem como por sistemas de apoio à decisão que se utilizem destas...
tracking img