Qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Controle de Qualidade Total (TQC)
O TQC, ou Total QualityControl (Controle de Qualidade Total, é um sistema de gestão da qualidade que busca transcender o conceito de qualidade aplicada ao produto. No TQC a qualidade é entendida como a superação das expectativas não apenas do cliente, mas de todos os interessados (stakeholders).
Evolução da qualidade.
Evolução da qualidade ao longo do tempoPodemos dizer que a qualidade existe desde que o mundo é mundo, pois ao longo dos tempos o homem sempre procurou o que mais se ajustasse as suas necessidades.
Quando a economia ainda era manufaturada, o processo produtivo e de controle de qualidade cabiam unicamente ao artesão, o qual rejeitava as peças que não obedecessem seus critérios de qualidade, especialmente porque o pagamento era baseadono qualidade do produto.
Com o advento da industrialização e a massificação da produção, o artesão dá origem ao operador, que coadjuvava com a máquina de produção. Estamos na primeira etapa da evolução (1900) – CONTROLE DA QUALIDADE PELO OPERADOR – onde a qualidade é assegurada pela perícia do operário ou por um pequeno grupo, responsável pela integralidade da fabricação do produto, de modo quecada um tivesse controle sobre a qualidade do serviço.
Ao findar a Primeira Guerra Mundial tivemos a demonstração prática do trabalho mal executado, devido às falhas do material militar produzido em desacordo com as especificações. Passamos então à segunda fase (1918) – CONTROLE DA QUALIDADE PELO SUPERVISOR – um supervisor torna-se responsável pela qualidade do trabalho da equipe, interferindo naprodução sempre que necessário.
Apenas incumbir um responsável pelo controle da qualidade tornou-se insuficiente. Faz-se necessário detectar se os materiais, peças, componentes e ferramentas condizem com as normas preconizadas. Inaugura-se a terceira etapa dessa evolução, qual seja, CONTROLE DA QUALIDADE POR INSPEÇÃO (1937) – cujo objetivo é verificar problemas nas organizações, quer dizer,tem-se uma atitude de natureza mais preventiva.
Durante o período da Segunda Guerra (1940-1945), com o aumento da produção bélica (...) "os contratos eram muitas vezes ganhos pelos fabricantes com o menor preço, mas a qualidade e viabilidade do armamento eram crucial, o que levava a que as forças armadas verificassem todo o material, surge então a famosa MIL- STD- 105, que é uma norma de amostragemaplicada aos contratos militares" (REIS, 2009).
Conceito de qualidade
O conceito de controle da qualidade total engloba os seguintes itens:
1. Orientação pelo cliente: Produzir e fornecer serviços e produtos que sejam definitivamente requisitados pelo consumidor.
2. Qualidade em primeiro lugar: Conseguir a sobrevivência através do lucro continuo pelo domínio da qualidade.
3. Açõesorientadas pôr prioridades: Identificar o problema mais critico e solucioná-lo pelo mais alta prioridade.
4. Ação orientada pôr fatos e dados: Falar, raciocinar e decidir com dados e com base em fatos.
5. Controle de processos: Uma empresa não pode ser controlada pôr resultados, mas durante o processo. O resultado final é tardio para se tomar ações corretivas.
6. Controle da dispersão:Observar cuidadosamente a dispersão dos dados e isolar a causa fundamental da dispersão.
7. Próximo processo é seu cliente: O cliente é um rei ou uma rainha com quem não se deve discutir, mas satisfazer os desejos desde que razoáveis. Não deixe passar produto/serviço defeituoso.
8. Controle de monte: A satisfação do cliente se baseia exclusivamente em funções a montante. As contribuições àjusante são pequenas. [Identificar as necessidades verdadeiras dos clientes, assegurar a qualidade em cada estagio, prevê falhas, preparar padrão técnico, etc.]
9. Ação de bloqueio: Não permita o mesmo engano ou erro. Não tropece na mesma pedra. Tome ação preventiva de bloqueio para que o mesmo problema não ocorra outra vez pela mesma causa. [utilizando FEMA- failure mode and effect...
tracking img