Qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUALIDADE: EVOLUÇÃO CONSTANTE
Para garantir a sobrevivência e o desenvolvimento do homem, sempre foi importante estar em constante mudança. Mudar para enfrentar os novos desafios e aproveitar as oportunidades que surgem.
Desde nossos primeiros ancestrais, a forma como nos organizávamos influenciava as possibilidades de sobrevivência do grupo. No decorrer dos anos, vários modelos de empresa egestão foram sendo experimentados e, em função de sua capacidade de atender aos objetivos do grupo, foram abandonados ou popularizados.
Durante muito tempo a qualidade foi percebida como conseqüência de uma habilidade pessoal, mas como não existia a possibilidade de comparação dos produtos ou serviços, mesmo que estes não atendessem plenamente a necessidade, não havia produtos e serviçossubstitutos. Com o avanço dos transportes e do comercio surgiram as possibilidades de comparação e começou a firmar-se o conceito de qualidade do produto e do serviço.
A qualidade começou a ser incorporada a produção industrial no inicio do século XX para impedir que produtos defeituosos chegassem às mãos dos clientes. Com a ampliação da produção em massa, foram sendo introduzidas técnicas de controleestatístico da qualidade, de maneira a atender de forma mais segura os mercados em crescimento. Esta abordagem foi conhecida como controle da qualidade.
Apos a Segunda Guerra Mundial e com o desenvolvimento da indústria aeronáutica, começou a ser adotado o controle de processos, englobando toda a produção, desde o projeto ate o acabamento. A obtenção da qualidade nos processos de produção visava,principalmente, a segurança e o alcance de zero defeito.
Integrando também serviços, esse conceito evoluiu para a garantia da qualidade, que consiste na demonstração, aos clientes e ao publico em geral, de que determinados produtos ou serviços da empresa possuem a qualidade solicitada, por meio do envolvimento de toda a empresa e da incorporação da visão de sistema e de métodos e ferramentas degerenciamento.
Os avanços nas tecnologias de informática, transportes e comunicação aumentaram ainda mais a velocidade das mudanças. Nesse novo ambiente globalizado, o diferencial competitivo – que estava na escala de produção e na dimensão das empresas – passa a ser a rapidez e a competência da empresa em aprender, interagir e responder ao mercado.
O atendimento as necessidades dos clientes écondição básica para a competitividade das empresas. Surge como diferencial a possibilidade de surpreender positivamente o cliente, na sua experiência com o produto ou o serviço.
Cada vez são mais vitais mais a participação consciente, criativa e motivada do colaborador, a sintonia com as necessidades explicitas e implícitas do cliente e suas tendências e a produção de produtos e serviços que atendam esuperem essas expectativas de qualidade.
O modelo de gestão que incorpora de maneira sistêmica e interdependente estas competências e a gestão da qualidade.

ITENS RELEVANTES PARA SE TER SUCESSO NA GESTÃO
DA QUALIDADE:
• definir claramente os seus objetivos e estratégias de negocio, compartilhando-os com os colaboradores;
• a alta direção, os empresários, os sócios se comprometerem com omovimento da mudança, estando completamente disponíveis em todos os aspectos;
• propiciar a completa participação de todos da empresa na criação de novos serviços e produtos, na solução de problemas que afetam suas atividades, fomentando um ambiente de participação, cooperação, desenvolvimento e comprometimento;
• avaliar sistematicamente as necessidades e expectativas do cliente para melhorcompreende-las, prestando um serviço adequado;
• tomar decisões com base em fatos e dados, bem como medir o progresso alcançado por meio de indicadores consistentes, acompanhando principalmente a estratégia do negocio;
• estar constantemente atento ao ambiente dos negócios, avaliando a concorrência e aproveitando as oportunidades, com a parceria dos fornecedores, clientes e concorrentes, sempre...
tracking img