Qualidade nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM RECURSOS HUMANOS















SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE NAS EMPRESAS







David Diego da Silva Paiva

Diana Sancho Maciel

Fábia Juliana da Costa Lopes

Maria Edilene Almeida











FORTALEZA-CE

2009

David Diego da Silva Paiva

Diana Sancho Maciel

Fábia Juliana daCosta Lopes

Maria Edilene Almeida









SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE NAS EMPRESAS

























FORTALEZA-CE

2009



Projeto apresentado à Universidade Estadual Vale do Acaraú como requisito final de disciplina da Metodologia do Trabalho Científico



Projeto apresentado em 25/06/2009SUMÁRIO







1. Introdução 01

2. Objetivo 02

3. Justificativa03

4. Referencial Teórico 04

1. O que é qualidade 04

2. O que é gestão da qualidade no processo das empresas 04

3. Qual aimportância do Sistema de Gestão da Qualidade nas empresas 04

5. Metodologia 05

6. Cronograma 06

7. Bibliografia07


































INTRODUÇÃO






Com as constantes mudanças do mercado, para que uma empresa consiga estabelecer uma vantagem competitiva sustentável é necessário que ela procure continuamente inovar para competir. Por isso hoje, as aplicações dos processos ISO são aceitos como um dos fatoresfundamentais para dinamizar o processo de desenvolvimento.


As empresas têm acelerado seu processo de constante evolução e, mais além, passam por grande transformação, em especial na questão de gerenciamento dos padrões de qualidade.


A ISO 9000 tem se mostrado uma ferramenta bastante eficaz durante as tomadas de decisões e planejamento de políticas administrativas e operacionais.


Apadronização é de fundamental importância para as organizações (ALVES, 2003).


A qualidade nas organizações é interpretada como um fator necessário aos processos e resultados empresariais, os quais, para serem substanciados, necessitam de caracterização dos recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros vigentes ou existentes nos diversos ambientes da entidade. (GIL, 1940).


Comose sabe, planejar significa tomar decisões à distância do momento em que deverão ser implementadas. Isto significa, fundamentalmente, tornar imune às pressões que a realidade de uma situação sempre exerce. (PACHECO, 1997).


O planejamento tem também a característica de evitar improvisações. Isto é particularmente observável em se tratando da busca da qualidade, em função, da falsa idéia quefreqüentemente é definida – a de que a busca da qualidade é intuitiva, não precisa de planejamento. (PACHECO, 1997).


A implantação de sistemas de qualidade é o processo de concretização das atividades do planejamento, em que se tornam efetivas a concepção que a empresa adotou para a qualidade; a política que orientará todos os procedimentos relativos à questão; o modelo administrativo...
tracking img