Auditoria de qualidade na empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 12 (2928 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Auditoria de Qualidade na Empresa
Adilson Pegini Junior
Adriana Redigolo Teodósio
Eduardo Corrêa da Silva
Monografia apresentada no curso de Organização, Sistemas e Métodos das Faculdades Integradas Campos Salles, sob orientação do Professor Mauro M. Laruccia
(Disponível na rede desde novembro de 2000) 

CONCEITUAÇÃO DE AUDITORIA
A Auditoria pode ser definida como sendo uma atividadeformal e documentada, executada pôr pessoas que não tenham responsabilidades direta com a área auditada, sendo estas pessoas devidamente habilitadas e treinadas, utilizando-se de métodos de coleta a análise de informações baseadas em evidências objetivas e imparciais. É executada e balizada através de uma Norma ou um Check list de Auditoria.
A Auditoria da Qualidade é uma ferramenta chave degestao para atingir os objetivos estabelecidos dentro de uma política organizacional. Ela avalia a correspondência entre as medidas planejadas e a implementaçao das mesmas. É bom lembrar que a decisão quanto a utilizaçao de auditorias internas não cabe ao auditor mas a administraçao da empresa.
As auditoras devem ser efetuadas com o intuito de determinar se os vários elementos que compõem o sistemade qualidade de uma empresa são efetivos e adequados, contribuindo efetivamente para que os objetivos da qualidade estabelecidos sejam atingidos.
A Auditora da Qualidade também é uma grande arma referente a necessidade de reduzir, eliminar e principalmente prevenir as não-conformidades. Os resultados destas auditorias podem ser usados pela administração para melhorar o desempenho da organização.REQUISITO ISO 9000 PARA AUDITORIA INTERNA
A norma ISO 9000, no elemento 4.17 &emdash; Auditorias da Qualidade, estabelece os seguintes requisitos quanto ao sistema de auditório interna a ser utilizado pela empresa:
* Estabelecer e manter procedimentos documentados para planejamento e implementaçao de auditorias internas da qualidade, para verificar se as atividades da qualidade erespectivos resultados estão em conformidade com as disposições planejadas e para determinar a eficácia do sistema da qualidade.
* O sistema de auditoria interna deve ser definido através de procedimentos internos que estruturem toda a sistemática a ser aplicada para o planejamento, execução, gerenciamento e revisão dos resultados das auditorias internas.
* As auditorias internas daqualidade devem ser programada com base na situação atual e importância da atividade a ser auditada.
* A freqüência de execuçao das auditorias internas devem ser estabelecidas em função da importância do elemento auditado para o sistema da qualidade, do desempenho do elemento nas auditorias anteriores ou pôr qualquer outro motivo que a empresa julgar importante.
* Devem se executadas pôrpessoal independente daquele que tem responsabilidade direta pela atividade que está sendo auditada.
* Os auditores internos devem estar preparados para realizarem uma auditoria interna, portanto é esperado que seja escolhido um grupo auditor, este seja treinado e qualificado internamente. Quando do desenvolvimento do planejamento das auditorias, deverá ser programado auditores independentes daárea auditada, ou seja, um auditor interno não pode fazer auditoria na área ou departamento a que pertence.
* Os resultados das auditorias devem ser registrados e levados ao conhecimento do pessoal que tenha responsabilidade na área auditada.
* Após o término de uma auditoria, o auditor deverá registrar os resultados da auditoria executada e em algum momento divulgá-lo para a área auditadade forma que a mesma tenha pleno conhecimento do seu desempenho com relação aos requisitos estabelecidos pêlos procedimentos internos e pela Norma.
* O pessoal da Administraçao responsável pela área deve tomar em tempo hábil, ações corretivas referentes às deficiências encontradas durante a auditoria.
* Responsáveis pela área auditada devem desenvolver ações corretivas para as não...
tracking img