Qualidade meg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MEG (Modelo de Excelência de Gestão)

Para uma empresa ou organização obter sucesso, precisa buscar e desenvolver inovações constantemente. As ferramentas de Gestão são fundamentais na busca destas inovações. O presente estudo utiliza o MEG (Modelo de Excelência de Gestão), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
O MEG é baseado em oito critérios: liderança; estratégias e planos; clientes;sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados.

Empresa: Suspensys Sistemas Automotivos Ltda., líder no segmento de sistemas de suspensões e componentes para montadoras de caminhões, ônibus e implementos rodoviários.

A Suspensys se preocupa em estabelecer uma sólida base de excelência, pois seus produtos são itens de segurança. Em 2004 adotou o Modelo de Excelência deGestão e consolidou, ainda mais, seu espaço no mercado automotivo.



1. LIDERANÇA


1. O estabelecimento de valores e princípios organizacionais está determinado no Sistema de Gestão Suspensys (SGS), certificado pelas normas ISO/TS 16949 (qualidade), OHSAS 18001 (segurança e saúde) e ISO 14001 (meio ambiente).
2. Os valores e diretrizes organizacionais, incluindo a políticado SGS, são comunicados, divulgados e devidamente entendidos por todos os níveis da organização.
3. O controle dos atos e decisões da gestão são analisados e comunicados nas reuniões de desempenho e reuniões de conselho, a cada 6 meses, aos acionistas.
4. O exercício de liderança por parte da Direção desenvolve e prepara os líderes potencias para cargos de coordenação, gerência edireção (Programa de Sucessão de Gestores).
5. Os principais padrões de trabalho e práticas de gestão estão estruturados formalmente e se aplicam a todas as práticas de gestão, através do Sistema de Aprendizado da Suspensys.
6. A avaliação das práticas de gestão e desempenho da organização é realizada por meio de uma série de reuniões em vários níveis, como Reunião de Conselho, Reunião deDesempenho Mensal e Reunião do SGS.


2. ESTRATÉGIAS E PLANOS




1. O processo de Planejamento Estratégico está baseado na Missão, Visão e Princípios da Suspensys.
2. A comunicação das estratégias, metas e planos são trazidas pelos comitês de RH, Marketing, logística, PE e Finanças, Suprimentos, Tecnologia da Informação, Manufatura, Sustentabilidade e durante o fórum desustentabilidade do planejamento estratégico.
3. O conjunto dessas informações possibilita a formulação do plano de vendas, projeção da participação de mercado, indicadores e outros.
4. O monitoramento da implementação é feito pela direção que avalia e atualiza as diretrizes organizacionais, com base na análise e diretrizes do holding. Nesse momento define as estratégias da organização,começando assim a revisão do Mapa Estratégico.



3. CLIENTES






1. A Suspensys segmenta seu mercado de atuação nos veículos comerciais, caminhões, ônibus e semirreboques. A área de Marketing é responsável pela criação e atualização do sistema de Inteligência de Mercado Suspensys (IMS), com o propósito de instruir um processo sistemático de armazenamento e disseminação de informaçõesrelacionadas ao segmento de atuação.
2. O processo de identificação do cliente-alvo e o posicionamento da Sustensys estão ligados ao negócio e à missão da empresa. As necessidades são identificadas por segmento de mercado em função do grau de exigência e expectativa, considerando tecnologia, entrega, qualidade, custo e desempenho do produto. A análise e compreensão das necessidades eexpectativas são levantadas por meio de fóruns.
3. A divulgação da imagem, a marca e os produtos utiliza ações de comunicação, a fim de promover a aproximação entre os diversos públicos.
4. A avaliação da satisfação dos clientes é feita por meio da pesquisa de satisfação, que em 2010, apontou 92% dos clientes satisfeitos.




4. SOCIEDADE






1. A Suspensys realiza o...
tracking img