Iso 9001 x meg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
REGINA CELIA PAUPERIO


















COMPARAÇÃO ENTRE A NORMA ISO 9001:2008 E MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) NOS CRITERIOS LIDERANÇA, CLIENTES E SOCIEDADE






















SÃO PAULO
2012

RESUMO

Este trabalho faz uma comparação entre o modelo descrito na NormaABNT ISO 9001:2008 e no Modelo de Excelência na Gestão (MEG) sobre os aspectos relacionados à Liderança, Clientes e Sociedade. Tentamos elencar as semelhanças e as diferenças existentes entre os dois sistemas de gestão de qualidade, confrontando o que estabelece a ISO 9001:2008 e o que estabelece a MEG, compreendendo que a abordagem de processo adotada pela Norma ABNT torna possível aimplementação de um controle contínuo entre as diferentes atividades que são desenvolvidas pela organização e na MEG são três dos oito critérios de excelência que, sendo bastante abrangentes, são capazes de envolver toda a gestão da organização, com potencial de alcançar os melhores índices de qualidade.




































SUMÁRIO



INTRODUÇÃO 4
1LIDERANÇA 6
2 CLIENTES 10
3 SOCIEDADE 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

INTRODUÇÃO

Na medida em que a concorrência se intensifica, as organizações estão buscando desenvolver novos modelos de gestão a fim de poder desenvolver competitividade e poder sobreviver no mercado. Entre os pontos críticos para o sucesso das organizações, pode-se citar a necessidade daqualidade. A qualidade é importante não só para assegurar produtos que atendam às necessidades dos clientes, mas também para contribuir para o sucesso organizacional de uma forma geral, pois abraça a organização como um todo.
Nesse sentido, muitas organizações estão investindo em qualidade, investindo em diversas ferramentas ou certificações, como a gestão da qualidade total, Modelo de Excelência emGestão e ISO.
A presente pesquisa apresenta uma comparação entre o modelo descrito no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) e na norma ISO 9001:2008, sobre os aspectos relacionados à liderança, aos clientes e à sociedade.
Bonfa (2004, p. 11) entende que o primeiro ponto que deve ser analisado é em relação ao fato dos dois modelos possuem a mesma essência. Ambos se baseiam em foco no cliente, abordagempor processos, visão sistêmica da organização, decisão baseada em fatos e melhoria contínua.
Segundo a FNQ (2012), o Modelo de Excelência em Gestão (MEG) está fundamentado em um conjunto de conceitos fundamentais e estruturado em critérios e requisitos relacionados à Excelência em Gestão. Nesse sentido, os fundamentos da Excelência expressam esses conceitos reconhecidos internacionalmente e quesão utilizados em organizações bem-sucedidas. O MEG adota o conceito de aprendizado e melhoria contínua, adotando o ciclo do PDCL (planejar, fazer, chegar e aprender).
Assim, pode-se entender que o MEG compreende um modelo sistêmico que torna possível aos gestores adotarem uma nova perspectiva em relação a busca de uma elevada qualidade, direcionando a atuação da organização no sentido de alcançarresultados e aumentar a competitividade.
O MEG, segundo informações do FNQ (2012), está estruturado em oito Critérios de Excelência, a saber: Liderança, Estratégia e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas e Processos. Como se pode observar os critérios são bem abrangentes e são capazes de envolver toda a gestão da organização, tendo o potencial de prepará-la paraalcançar melhores índices de qualidade e se tornar mais competitiva.
Pode-se verificar que a norma ISO 9001:2008, com base nas informações trazidas pela própria norma pela ABNT (2008, p. vi), que ela promove a adoção de uma abordagem de processo para o desenvolvimento, implementação e melhoria de um sistema da qualidade visando o aumento da satisfação do cliente por meio do atendimento aos seus...
tracking img