Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Importância de um Plano de Marketing para as Empresas



Estamos inseridos em um mundo globalizado onde as mudanças, as evoluções e as variações do mercado acontecem de uma forma que nem se quer percebemos. Uma organização para sobreviver e ter sucesso nesta época turbulenta é necessário desenvolver um Plano de Marketing bem elaborado e definido para se obter vantagem competitiva frente aomercado concorrente.

Mas afinal, o que é um Plano de Marketing?

Plano de Marketing nada mais é do que uma ferramenta estratégica gerencial utilizada para identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que o mercado proporciona ao Empreendedor, estimulando o mesmo a estabelecer metas, objetivos, e buscar incessantemente conhecer as necessidades e desejos dos seusclientes/consumidores e consequentemente levar a organização ao progresso. Um plano de Marketing bem estruturado proporciona ao departamento de marketing uma visão sistêmica sobre onde os seus esforços devem estar concentrados, observar e tirar o melhor proveito das oportunidades encontradas e potencializar os pontos fortes.

Segundo Philip Kotler (considerado o papa do Marketing), a utilização do plano demarketing torna a empresa menos vulnerável às crises, pois estas podem ser previstas com antecedência. Também é possível superar os concorrentes planejando cuidadosamente produtos e serviços mais adequados aos desejos e necessidades dos clientes, o que reduz os problemas da comercialização e planejamento dos produtos. O planejamento conduz, informa e determina o rumo a seguir. Soluções para problemascomo falta de capital, falta de clientes e poucas vendas também podem surgir de um planejamento coerente e consistente (KOTLER, 2002).

Independente do tamanho ou do tipo do empreendimento a periodicidade recomendada para a reformulação de um Plano de Marketing é anual, e as variáveis a serem consideradas são baseadas nos 4P’s do marketing definidos pelo Prof. Jerome McCarthy, no início dos anos60, largamente difundida e utilizada. Os 4Ps não foram propostos por Philip Kotler, como muitos pensam.

O que são os 4P’s do Marketing?

• Produto – Considero o “P” mais importante. Pois a definição do produto, ou serviço, a ser oferecido pela empresa é o ponto de partida para o sucesso. A alma de qualquer empreendimento é o que ela tem para oferecer ao cliente, o cliente compra sonho,qualidade, digo isso porque acredito que se o produto que você oferece atender as necessidades/desejos do cliente dificilmente ele migrará para a concorrência. Ex. Desconheço produto que bate a Coca-Cola em termos de refrigerantes, e o cliente da Coca geralmente é um cliente fiel. O administrador deve prestar atenção no mercado e nunca ignorar suas variáveis.
• Preço – É a definição do valor que vocêirá cobrar pelo seu produto ou serviço. A definição do preço deve ir ao encontro da realidade do seu consumidor em potencial e do produto/serviço que você irá oferecer.
• Ponto – Particularmente é o segundo “P” mais importante. Pois preços todos podem abaixar, e em promoção todos podem investir. Para manter clientes fiéis, você precisa de tudo isso, mas é o bom ponto de venda que servirá para fazera diferença. O cliente que se sente bem em seu espaço físico, retorna sempre, e indica sua loja aos amigos.
• Promoção - Este é um sinônimo de divulgação do produto. É indispensável para garantir que o consumidor veja o que você oferece como primeira alternativa quando pensar em adquirir algo na categoria.

Para elaborar um Plano de Marketing bem estruturado é preciso partir dos 4P’s e obedeceralguns critérios que farão com que o mesmo torne-se bem sucedido. As etapas de um Plano de Marketing são as seguintes:
Análise da Situação - O primeiro passo nesta etapa é a definição da estrutura de negócios da organização. A idéia aqui é representar o estado atual da organização, relacionando os processos internos e externos de negócio, a visão da organização, etc. Nesta fase é promovida a...
tracking img