Qualidade fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 55 (13567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO I
CIRCUNSTÂNCIAS DO ESTUDO

1.1 INTRODUÇÃO

A melhora das qualidades físicas em pessoas que estão em desenvolvimento é clara, porém, estimular as crianças de forma adequada possibilita a melhora das condições globais, sem trazer prejuízos músculo- esqueléticos e psicológicos pois, como relata Martins (2003), a magnitude que assume atualmente, alicerçado por várias bases, sejamelas, econômicas, sócio-antropológicas ou psicológicas.
Propõe-se, nesta pesquisa, avaliar os efeitos de duas metodologias de formação esportiva relacionadas à maturação biológica sobre qualidades físicas de crianças com 10 anos, após dezesseis semanas de treinamento, na cidade de Belém, Pará.
Tendo em vista que para Bompa (2002), levar em consideração o estágio de maturação biológica noplanejamento de atividades esportivas, há melhoras no desempenho.
Esta pesquisa segue como norte o Posicionamento Oficial da Atividade Física e Saúde na Infância e Adolescência, documento aprovado em reunião realizada em 26/6/98, durante o 2º Congresso Sul-Brasileiro de Medicina Desportiva, Curitiba, PR. (LAZZOLI, 1998)
“1) estabelecer os benefícios da atividade física na criança e no adolescente; 2)caracterizar os elementos de avaliação e prescrição do exercício para a saúde nessa faixa etária; 3) estimular a recomendação e a prática da atividade física nas crianças e adolescentes, mesmo na presença de doenças crônicas, visto que são raras as contra-indicações absolutas.”
(LAZZOLI, 1998, p. 3)
Mais especificamente, este estudo enquadra-se no tópico 2 (dois), que trata dos elementos deprescrição (metodologia adotada) e a caracterização dos elementos de avaliação de exercício para as crianças de dez anos (seleção adequada dos testes de qualidades físicas e maturação).
Nesta pesquisa apresentam-se variáveis que devem ser enfatizadas. Uma delas que independe tanto do pesquisador quanto do pesquisado, é o estágio de maturação biológica que varia em indivíduos com a mesma idade – 10 anos,bem como as variáveis que dependem do meio em que os pesquisados vivem e estilo de vida que são o nível de performance nas Qualidades Físicas: Agilidade, Velocidade, Força Explosiva, Resistência Aeróbica, Flexibilidade e Coordenação e, como variáveis intervenientes, temos: Alimentação, Fatores Étnicos, Fatores Ambientais, Fatores Culturais.
Não podemos deixar de destacar que, segundo Tubino(2003), o esporte voltado para a competição e com seus próprios princípios, praticado por jovens que se destacam, tem como finalidade o desenvolvimento das capacidades esportivas, mantendo sempre em vista a formação para a cidadania.
Pesquisas desta natureza são de fundamental importância, pois em consonância com Bergmann (2005), acreditamos que o monitoramento constante do crescimento e da aptidãofísica de infantes favorece uma análise do estado de saúde da sociedade, possibilitando sua manutenção.
Desta forma, a análise comparativa de duas metodologias pode nortear trabalhos de pesquisa como de Tsolakis et al. (2000), para assim se determinar que tipo de atividade recomendar de acordo com a avaliação e aptidões físicas.
Relacionar o nível de condicionamento físico com a maturaçãobiológica é de fundamental importância pois, para Machado (2007), pode ser determinado o nível de desenvolvimento real nas metodologias.

1.2 INSERÇÃO NA CIÊNCIA DA MOTRICIDADE HUMANA

Verifica-se, neste estudo, uma ligação direta com a Ciência da Motricidade Humana, na qual esta pesquisa está inserida, numa tentativa de interpretação e explicação da natureza e dos fenômenos que regem o treinamentodas qualidades físicas de infantes, durante a etapa de Formação Básica, de acordo com o Plano de Expectativa Desportivo.
“A Ciência da Motricidade Humana é a área do saber que estuda as múltiplas possibilidades intencionais das condutas motoras do “ser do homem”, em sua vida, corporeidade e motricidade, numa perspectiva ontológica, êntica, ôntica e antropologicamente concebida a partir de...
tracking img