Qualidade de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
”Que qualidade de vida queremos?”

1. O que você entende por qualidade de vida?
2. Você acredita possuir uma vida com qualidade? E os que estão a sua volta?
3. Pode-se ter uma vida tranqüila enquanto há pessoas que não têm a mínima condição de vida?

1. Qualidade de vida é comumente confundida com posse de dinheiro. Não seremos hipócritas e dizer que isso é um equívoco completo. Num mundocapitalista e substancialmente movido a dinheiro, tê-lo pode proporcionar uma tranqüilidade de vida muito grande (lembrando que: tudo é relativo). Qualidade de vida é, na minha opinião, estar de bem consigo mesmo de forma a alcançar uma harmonia com o mundo exterior. Trabalhar é bom, pois ocupa nosso tempo e nossa cabeça, além de, é claro, nos render dinheiro. Com dinheiro, conseguimos construirnosso patrimônio, criando nossa parcial concepção de independência. Ainda relacionado ao dinheiro: então temos mais condições de sair e fazer o que desejamos para nos divertirmos, generalizando um conforto. O que ainda agrega-se a isso é que: com o trabalho vêm responsabilidades, além da diminuição do nosso tempo ocioso disponível; assim, além de nos acertarmos como um ser de responsabilidade e deimportância, aprendemos a valorizar mais o nosso tempo.

2. Sim. Não diria, como a maior parte das pessoas diz, que estou completamente satisfeito, mas considero-me ter uma vida de qualidade. As pessoas a minha volta também me passam a imagem de qualidade de vida. Todos batalham, trabalham e se empenham para sempre ocupar seu tempo e fazer bem a si mesmo e aos demais centralizando o objetivo desempre estar melhor e mais feliz.

3. Há tantas injustiças no mundo. Haveria alguma maneira plausível de se decidir o que tem mais importância? Todos vêem imagens e notícias sobre a pobreza, ficam chocados e tudo o mais, mas mesmo assim não fazem nada; falam: “mas fazer o que?”. Um pró-vida já diria: “a sua parte”. Mas qual é a parte de cada um? Como podemos definir o que pode ser feito sem criarum movimento maciço para surtir efeito? Não adianta de nada pregar que devemos ajudar aos outros e blá blá blá... A solução parcial seria prevenir de todas as formas que as coisas chegassem a esse ponto. Viver tranqüilo é meio complicado sabendo-se dos problemas do mundo afora; mas e daí, acha mesmo que alguém fica se lamentando e se lamuriando por causa disso? As pessoas ponderam, fazem umaação, mas a verdade é que não acabará nunca. Enquanto houverem pessoas corruptas, cegamente ricas e moralmente turvas, a pobreza e o sofrimento vão continuar a perambular as periferias (ou melhor, as periferias continuarão a ser criadas e a promover a pobreza). Realmente nos preocupamos? Eu acho que não. O problema não é nossa falta de preocupação, mas sim o fato de que à nossa vida já basta ela mesma.“Dê um peixe a um homem e o alimentará por um dia; ensine-o a pescar e o alimentará pelo resto da vida.”

“Animais não têm alma, eu sei bem... mas será que os seres humanos têm?”

”As virtudes humanas”
Prudência = Justiça || Fortaleza = Temperança

1. Procurar no dicionário o significado das palavras acima.
2. Como podemos controlar nossos desejos e paixões quando percebemos que estamosindo longe demais?
3. Na sua opinião, quais são as maiores injustiças?
4. Como você definiria a caridade?

1. Prudência – capacidade de distinguir previamente o que convém; cautela; precaução.
Justiça – virtude de dar a cada um o que lhe cabe.
Fortaleza – qualidade ou virtude dos fortes.
Temperança – virtude de quem é sóbrio, comedido.

2. O fato de o nosso desespero atingir umponto de culpa por nossos próprios atos comprova que o ser humano pode ser tão austero quanto desejar e tão ingênuo quanto achar necessário. Da mesma forma, somos capazes sim de impor limites a nós mesmos e assim evitar, ao invés de remediar, as nossas extravagâncias. Não devemos controlar nossos desejos somente quando já estamos longe demais, devemos é evitá-los antes que atinjam esse ponto,...
tracking img