Karl polanyi, cap 4

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POLANYI, Karl – A Grande Transformação - RJ- Ed. Campus, 1980

Universidade Federal Fluminense
Ciências Econômicas
História Econômica Geral I
Professor: Luiz Fernando Saraiva

Capítulo 4Sociedades e sistemas econômicos

Pág. 59
O autor apresenta, neste capítulo, uma abordagem um pouco mais crítica sobre o surgimento do “Homem Econômico”. A simples idéia de que anteriormente a nossaépoca, existia uma economia controlada por mercados auto-reguláveis é falha. Segundo Polanyi, até a época de Adam Smith o homem não tinha a propensão de barganhar, permutar ou trocar.
Pág. 61
Baseadoem Weber, ele defende a importância do estudo das economias primitivas (onde o homem não tinha propensão de lucrar) para se entender as motivações e mecanismos das sociedades civilizadas e critica ageração de Adam Smith que não tinha qualquer interesse na cultura do homem “não-civilizado”.
Antes do “Homem Econômico”, a economia do homem era submersa em relações sociais. Assim, o homem nãotrabalhava para obter lucros e a consequente posse de bens materiais e sim para suprir suas exigências sociais. ”Nem o processo de produção, nem o de distribuição estava ligado a interesses econômicosespecíficos relativos à posse de bens”. (Polanyi pág. 61)
Pág. 63
A ordem na produção era garantida pelos princípios da reciprocidade e da redistribuição. A reciprocidade se dá, principalmente, no âmbitofamiliar, um exemplo disso é marido que alimenta seus filhos e sua mulher. O beneficio material que ele obterá será pouco, entretanto o prestigio social pelo seu bom comportamento o beneficiará. Aredistribuição se dá no arrecadamento da produção de todas as aldeias por um chefe geral, que as armazena e as distribui de acordo com a necessidade de cada família.
Pág. 67
Há também um terceiroprincípio: a domesticidade, que consiste na produção para o uso próprio. Não podemos presumir, porém, que a domesticidade seja mais antiga que a reciprocidade e a redistribuição, pelo contrário,...
tracking img