Resumo do livro "as regras de ouro da conduta profissional"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIENTAÇÕES AOS GERENTES

TODO GERENTE PRECISA SABER O QUE ACONTECE NA SUA ÁREA
(Refere-se ao que o gerente deve aos colegas e subordinados e quanto eles lhe devem)

* Quanto mais informações os gerentes tiverem mais eficientemente eles poderão administrar seus departamentos.

* Essa regra diz respeito aos eventos mais significativos.
* O gerente não deve saber os detalhes dasfunções dos seus subordinados, pois caso isso se torne um vicio pode atrapalhar na evolução do trabalho.

NÃO FAZER TUDO SOZINHO E COMEÇAR PELO QUE É MAIS IMPORTANTE

* CONDUTA DO GERENTE EM RELAÇÃO AS TAREFAS:
* É função de o gerente desenvolver o potencial do funcionário, fazer com que ele tenha iniciativa, habilidade e capacidade de avaliação, e para isso deve-se oferecer a ele omáximo de responsabilidade que ele possa promover.
* Quando o gerente não oferece autonomia aos seus funcionários para tomar decisões simples de suas atribuições ele ficará subestimado e desestimulado.
* O gerente deve certificar-se que as tarefas sejam cumpridas pelos seus subordinados que te experiência e competência para executá-las, e também que todos os fatores relevantesforam levados em consideração.
* Deve-se usar todos os recursos oferecidos pela empresa (serviço de especialistas, consultores, laboratórios e etc.), isso é uma forma eficaz de obter respostas rápidas e precisas.

* DELEGAR TAREFAS:
* É necessário descobrir o quanto antes quais as tarefas que são diretamente de responsabilidade do gerente.
* Os gerentes devem organizar suastarefas de forma que possa viajar ou tirar férias a qualquer momento.
* O gerente deve delegar o que não faz parte de suas funções diretas.
* Não deve nunca assumir um projeto ou responsabilidade pouco significativa se puder passar para outra pessoa ou departamento.

DICA: a ideia de que qualquer pessoa pode fazer qualquer coisa, bastando para isso que ela se dedique muito, égarantia de ineficiência ou formula para o fracasso.

TENHA SIMPLICIDADE COMO META

* Evitar encontrar problemas onde não existe.

* Adotar a pratica de olhar os fatos de forma global (por inteiro), sintetizar, resumir e simplificar.

* POSTURA DIANTE DE UM PROBLEMA:
* Não exagerar a gravidade de uma situação, a maioria dos problemas não tem nem a metade da complexidade queaparenta no inicio.
* Aprender a diferenciar casos isolados de uma emergência real para não ignorar os sinais de perigo. Um exemplo, são problemas ligados aos meio ambiente e a segurança humana, eles exigem respostas imediatas e agressivas.
* O que deve ser feito em caso de uma emergência real:
* Obter primeiro os fatos o mais rápido e diretamente possível;
* Elaborar umasolução adequada baseado nas evidencias levantadas;
* Entrar em ação.

AS REUNIÕES NÃO DEVEM SER MUITO LONGAS NEM MUITO CURTAS

É preciso muita habilidade para coordenar uma reunião de duração considerável e mantê-la focada no assunto a ser discutido.
* Em reuniões pequenas e com poucos participantes, em geral, consegue-se elaborar um planejamento ou resolver problemas de maneira maiseficaz. O ponto negativo de nem todos os interessados estarem presentes é que poderá resultar de não se levarem em consideração pontos ou fatos significativos, para que isso não aconteça os participantes devem estar bem informados quantos aos assuntos que serão expostos.

* Condutas para reunião:
* O objetivo da reunião deve ser ENFRENTAR e RESOLVER os problemas, ela deve terminar comum acordo a respeito do que terá de ser feito, de quem irá fazê-lo e de quando isso será feito (isso deve constar na ata).
* Destacar os fatos contidos na pauta dentro de uma ordem lógica, e conforme a necessidade realizar uma votação ou decidir sozinho.
* Tentar na medida do possível que a reunião seja curta e com poucos participantes, para não fugir do assunto e não ficar...
tracking img