Qualidade de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
VERIS FACULDADES

Carlos Augusto de ALMEIDA

Edilson dos SANTOS

Fernando MELLO

Luis CARLOS

Rafael DUARTE

Wesley HENRIQUE

APRESENTAÇÃO SOBRE QUALIDADE DE VIDA

SOROCABA – SP
2011
CARLOS AUGUSTO DE ALMEIDA
EDILSON DOS SANTOS
FERNANDO MELLO
LUIS CARLOS
RAFAEL DUARTE
WESLEY HENRIQUE

APRESENTAÇÃO SOBRE QUALIDADE DE VIDA

Trabalho integrador apresentado à disciplina deHEFE– História da educação física ministrada pelo prof. Paulo Sérgio de Tarso Domingues ao 2º semestre noturno do curso de Educação Física da faculdade Uirapuru, para a obtenção de mensão parcial.

SOROCABA – SP
2011

PROPOSTA DE AULA:

Aula teórica e cognitiva sobre qualidade de vida

OBJETIVO: Apresentar conteúdos básicos em sala de aula para incentivo de boa qualidade de vida comatividade lúdica.
LOCAL: Sala de aula
MATERIAL: Alguma coisa para sortear e lousa com brincadeira de forca e data show.
ORGANIZAÇÃO: O professor deverá desenhar a brincadeira na lousa ( uma para cada grupo ) com as respectivas quantidade de letras para cada tópico a ser descoberto na ordem em que se encontra o trabalho. Desenvolver a brincadeira da forca para a adivinhação dos tópicos ocultos.FINALIZAÇÃO: Fazer um comentário com apresentação de slides sobre os tópicos..

A EVOLUÇÃO HUMANA.
No passado, nossos ancestrais mantinham um estilo de vida extremamente ativo. Comparando-se com as gerações atuais nossos antepassados possuíam grande dificuldade em manter-se vivos. Para se alimentar necessitavam da caça de animais muitas vezes maiores e mais fortes, para se aquecer precisavamextrair a madeira para fogueira. Não existia veículo algum que os levasse a lugares mais longínquos. Sendo assim, parece correto afirmar que a história da humanidade nos traz fortes indícios de que o início da espécie foi repleto de movimentos, exercícios até então involuntários ou não programados. O correr, o saltar e o arremessar parece ter sido fortemente presente e necessário à evolução humana.Hoje em dia, os avanços tecnológicos facilitam cada vez mais a vida do homem que aos poucos vêm perdendo sua característica inicial de espécie ativa e rica em movimentos necessários para a sobrevivência. Exemplo disso, são as pessoas que percorrem distâncias curtíssimas a bordo de seus automóveis, deixando de caminhar ou correr. O trabalho manual e pesado vêm sendo substituído pelo simples apertarde um botão da máquina. Se por um lado, a tecnologia e a industrialização facilitam nossas vidas e contribuem para o progresso social e econômico da civilização, por outro nos colocam a mercê de uma série de fatores de riscos relacionados ao estado de saúde.
Atualmente, em todo o mundo, discute-se sobre as altas taxas de mortalidade referente a doenças chamadas de crônico-degenerativas, comoalguns tipos de câncer, dislipidemias e o diabetes mellitus (ROLLAND CACHERA et al., 1996; CERVATO et al., 1997; MONTEIRO et al., 2000; CARVALHO et al., 2001; FORNÉS et al., 2002 apud SOUZA, 2006) . Além disso, Guedes e Guedes (1995), caracterizam essas enfermidades como doenças hipocinéticas, de hipo+cinesia, sendo elas apresentáveis com maior freqüência em indivíduos com estilo de vida sedentário oucarente de atividades físicas. O termo apresentado pode ser traduzido da seguinte maneira: hipo..., prefixo de diminuição, grau inferior; cinesia, ciência do movimento, em suas relações com a educação, a higiene e a terapêutica (FERNANDES et al., 1992).
Portanto, podemos entender as doenças hipocinéticas como as derivadas de falta ou diminuição dos níveis das atividades físicas, educacionais esuas relações com o ambiente. Em suma, o termo será apresentado no desenvolvimento deste trabalho como sinônimo das doenças crônico-degenerativas.
Contrariando essa perspectiva, a Educação Física aparece como uma das variáveis na promoção da qualidade de vida e da saúde, tendo papel importante na atuação escolar (NAHAS, 2001). Abastecido por essa crença, a presente pesquisa pretende apontar o...
tracking img